wp-header-logo-2642.png

O piloto Sérgio Antonio Lopes, de 60 anos, foi demitido pela Latam após uma investigação da Polícia Civil de São Paulo, que aponta que o suspeito atuava há pelo menos oito anos em uma rede de exploração sexual infantil. Ele foi preso na manhã de segunda-feira (9).

De acordo com a nota da empresa, o piloto não faz mais parte do seu quadro de colaboradores. “A companhia adota a política de tolerância zero para ações e atos que desrespeitem os seus valores, ética e código de conduta, permanecendo à disposição das autoridades para colaborar com as investigações”, diz o comunicado.

Crimes investigados

A investigação, iniciada em outubro de 2025, aponta que o suspeito atuava em uma estrutura organizada com divisão de funções e habitualidade.

Os crimes imputados aos envolvidos incluem:

  • Estupro de vulnerável e estupro;
  • Produção, armazenamento, compartilhamento e venda de pornografia infantil;
  • Favorecimento da prostituição e exploração sexual de criança e adolescente;
  • Uso de documento falso (utilizado para frequentar motéis com menores);
  • Aliciamento de crianças e perseguição reiterada (stalking);
  • Coação no curso do processo.

O que dizem as investigações

As investigações indicam que Sérgio teria realizado pagamentos em troca de imagens relacionadas a crimes de abuso e exploração sexual infantil, chegando inclusive a custear aluguel para obter o material ilícito. Além disso, o piloto frequentava motéis com menores de idade utilizando documentos falsos.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os mandados foram expedidos pela Justiça com base na materialidade dos crimes, nos fortes indícios de autoria, na gravidade das condutas investigadas, no risco de reincidência e na possibilidade concreta de ocultação, destruição ou manipulação de provas, sobretudo digitais.

A operação que culminou na prisão do suspeito contou com a participação de 32 policiais civis e 14 viaturas, além do cumprimento de oito mandados de busca e apreensão contra quatro investigados.

Em nota enviada à CNN Brasil, a Latam informou que, após a prisão, o voo operou normalmente e que abriu apuração interna e está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.

Momento da prisão do piloto

Segundo o apurado pela CNN Brasil, a aeronave já estava pronta para o voo quando autoridades solicitaram o acionamento do piloto de emergência, após a confirmação da ordem judicial. Sérgio Antonio Lopes foi retirado do avião e preso ainda na área operacional do aeroporto.

 

*Sob supervisão de Pedro Osorio

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu