O primeiro caça F-39 Gripen fabricado no país tem apresentação prevista para 25 de março, na fábrica da Embraer, no município de Gavião Peixoto, localizado a cerca de 300 km da capital paulista, próximo a Araraquara.
Ao ser incorporado pela FAB (Força Aérea Brasileira) será o décimo primeiro caça Gripen do Brasil. Ao todo serão 36 aeronaves, com o prazo de entrega estendido até 2032.
Atualmente, a Força Aérea Brasileira (FAB) conta com dez caças Gripen em treinamento na Base Aérea de Anápolis, em Goiás.
Todos os modelos disponíveis até o momento foram fabricados na Suécia e transportados de navio para o Brasil. Mais de 350 técnicos profissionais brasileiros participaram do projeto e treinamentos. A linha de montagem foi estabelecida na planta da Embraer
A CNN Brasil confirmou a informação com a assessoria da Saab, empresa sueca, responsável pelo consórcio.
Brasil mostra seu míssil mais poderoso em disparo inédito pelo caça Gripen
A cerimônia deve contar com a presença de autoridades e, possivelmente, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Durante duas semanas, o mesmo modelo de caça passou por testes intensivos para validação do lançamento de bombas. A Operação Thor teve como objetivo aprimorar as funcionalidades do caça, que reúne tecnologias modernas e deve ampliar a capacidade estratégica da FAB.
Míssil poderoso
A FAB (Força Aérea Brasileira), realizou o primeiro disparo do míssil Meteor pelo novo caça sueco, o F-39 Gripen, em novembro de 2025, em Natal, no Rio Grande do Norte. O Meteor é um dos mísseis mais letais da atualidade e um dos mais avançados do mundo.
Como o Gripen funciona?
O caça voa em velocidade supersônica, com alcance de 4.000 quilômetros, podendo ser reabastecido no ar. A atual versão do Gripen ainda consegue carregar 40% a mais combustível que a anterior. O motor F414G tem potência de até 22 mil libras.
A sua velocidade máxima é de Mach 2 (2.500 km/h).
*Sob supervisão de Thiago Félix
source
Fonte : CNN