Atle Lie McGrath, da Noruega, liderou um slalom masculino olímpico marcado por alto índice de abandonos ao registrar o melhor tempo da primeira descida nesta segunda-feira (16).
A bateria inicial foi especialmente dura para muitos dos favoritos, entre eles o representante brasileiro Lucas Pinheiro Braathen, que não completaram o percurso.
Com neve intensa e um traçado técnico, as condições tornaram a prova final do esqui alpino masculino particularmente traiçoeira. Líder da Copa do Mundo no slalom, McGrath não teve dificuldades. Beneficiado por largar em primeiro em um extenso pelotão de 96 atletas, o norueguês foi preciso e consistente para marcar 56s14.
McGrath levará para a segunda descida, mais tarde, uma vantagem de 0s59 sobre o suíço e campeão mundial Loic Meillard. O austríaco Fabio Gstrein ficou em terceiro, a 0s94 do líder.
McGrath compete pouco mais de uma semana após a morte de seu avô.
“Gosto muito quando posso simplesmente ir lá e estabelecer o padrão. Esse era o meu objetivo”, afirmou o norueguês. “É um desafio enorme para um esquiador alpino — talvez o maior que exista —, mas estou pronto”, disse.
Lucas Pinheiro de fora
Lucas Pinheiro Braathen — que no sábado venceu o slalom gigante e garantiu ao Brasil e à América do Sul a primeira medalha da história em Jogos Olímpicos de Inverno — começou bem a descida, mas perdeu o controle na metade final e acabou abandonando.
Outros candidatos ao pódio tiveram o mesmo destino, como o francês Paco Rassat, que passou com as pernas abertas por um portão, e o austríaco Manuel Feller, que havia se destacado na parte de slalom da prova combinada masculina.
Christian Oliveira também sofreu uma queda na primeira descida do slalom e foi desclassificado da prova. Giovanni Ongaro, outro representante brasileiro, conseguiu completar a prova e terminou na 29ª posição, vivo na disputa da próxima descida.
source
Fonte : CNN