O Irã e a Rússia realizarão um exercício naval conjunto na quinta-feira (19) no Golfo de Omã e no norte do Oceano Índico, informou a agência de notícias estatal iraniana IRNA.
O exercício fortalece a cooperação marítima e apoia a “segurança comercial nesta região”, afirmou o porta-voz do exercício naval conjunto, Hassan Maghsoodloo, citado pela IRNA.
“Criar convergência e coordenação em medidas conjuntas para combater atividades que ameacem a segurança marítima (…) bem como combater o terrorismo marítimo, estão entre os principais objetivos deste exercício conjunto”, disse Maghsoodloo, segundo a agência de notícias Fars.
O Golfo do Omã, que liga o Estreito de Ormuz ao Mar Arábico, é a principal rota de escoamento de energia do Golfo Pérsico para o mundo.
O exercício ocorre após o Irã ter anunciado o fechamento de partes do Estreito de Ormuz na terça-feira (17), alegando razões de segurança, devido à realização de exercícios navais da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) na região, segundo a mídia iraniana.
O Irã e os Estados Unidos concluíram na terça-feira a segunda rodada de negociações em Genebra, na Suíça, em meio a um aumento da presença militar americana no Oriente Médio.
*Com informações da agência de notícias Reuters
source
Fonte : CNN