As ações americanas fecharam em forte alta na sexta-feira (21), com os investidores aumentando as apostas em um corte na taxa de juros pelo Federal Reserve no próximo mês, enquanto os três principais índices registraram perdas na semana em meio a preocupações com as altas avaliações do setor de tecnologia.
O índice S&P 500 subiu 64,23 pontos, ou 0,98%, fechando em 6.602,99 pontos, enquanto o Nasdaq avançou 195,04 pontos, ou 0,88%, para 22.273,08. O índice Dow Jones subiu 493,15 pontos, ou 1,08%, para 46.245,41.
As ações apresentaram volatilidade nas últimas duas sessões, refletindo a crescente ansiedade dos investidores em relação às avaliações altíssimas do setor de tecnologia e ao que pode acontecer na reunião do Fed em dezembro.
As ações da Nvidia subiram brevemente no pregão da tarde, depois que fontes familiarizadas com o assunto disseram que o governo Trump está considerando aprovar a venda dos chips de inteligência artificial H200 da empresa para a China.
O presidente do Fed de Nova York, John Williams, membro votante do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto), afirmou que o banco central ainda pode reduzir as taxas de juros “no curto prazo” sem colocar em risco sua meta de inflação.
Segundo a ferramenta CME FedWatch, os investidores agora veem uma probabilidade de aproximadamente 70% de que o Fed reduza sua principal taxa de juros em 25 pontos-base em dezembro, um aumento em relação à probabilidade de quase 37% vista no início do dia.
As corretoras globais permaneceram divididas sobre a probabilidade de um corte na taxa de juros em dezembro, após a divulgação, na quinta-feira (20), do relatório de empregos de setembro, há muito aguardado, que representa a última leitura do mercado de trabalho antes da decisão do Fed no próximo mês.
As ações da Eli Lilly fecharam em alta depois que a empresa se tornou a primeira farmacêutica a atingir uma capitalização de mercado de US$ 1 trilhão.
source
Fonte : CNN