wp-header-logo-3246.png

O Brazil Macro Special Report, uma pesquisa realizada pelo Santander, prevê que o “Índice de Miséria” atingirá a mínima história no primeiro semestre deste ano, sobretudo pela melhora do mercado de trabalho doméstico.

Atualmente, o índice de desconforto econômico está em 11%. O levantamento prevê que o nível deve chegar a cerca de 9% na primeira metade de 2026, representando o menor patamar da série histórica, iniciada em 2012.

Após atingir essa mínima, o indicador deve subir levemente para algo entre 9,5% e 10% até o final do ano, ainda em níveis considerados baixos, mostram estimativas do banco.

Em entrevista ao CNN Money nesta quarta-feira (18), Henrique Danyi, economista do Santander, explicou que indicador combina a taxa de inflação de 12 meses e a taxa de desemprego do país, funcionando como um termômetro do bem-estar econômico da população.

“Esse indicador responde duas questões ao mesmo tempo: se o dinheiro das pessoas é suficiente para suas necessidades e se sua fonte de renda é estável”.

Mercado de trabalho como motor da melhora

Segundo o economista, a maior parte da queda no índice de desconforto econômico pode ser atribuída ao desempenho do mercado de trabalho.

O desemprego caiu a 5,1% no trimestre encerrado em dezembro do ano passado, menor taxa de desocupação desde a série histórica iniciada em 2012, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Nos três últimos meses de 2026, a população desocupada no Brasil ficou em 5,5 milhões.

“Quando a gente fala dessa melhora generalizada que tivemos nos últimos anos, muito disso foi puxado pelo mercado de trabalho, pela resiliência que vemos recentemente”, destacou Danyi.

O estudo também revelou diferenças regionais importantes. Vitória (ES) apareceu como destaque positivo na região Sudeste, apresentando os menores índices de desconforto econômico da região. Já a região Sul mostrou maior uniformidade entre suas regiões metropolitanas.

Norte e Nordeste, embora também estejam em trajetória de queda, ainda mantêm patamares acima da média nacional.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu