wp-header-logo-3246.png

A indicação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal (STF) deve finalmente avançar com o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Brasil na próxima semana. Informações são de Teo Cury no Live CNN, que destacou que a nomeação está paralisada há três meses, desde o anúncio feito em 20 de novembro de 2025.

De acordo com o analista de Política da CNN, o clima político para a aprovação do nome de Messias melhorou significativamente desde o final do ano passado. “Mudou completamente o cenário do final do ano para o começo desse ano. A relação de Davi Alcolumbre com o presidente Lula melhorou”, explicou o analista, referindo-se ao presidente do Senado Federal, por onde a indicação precisa passar.

A formalização da indicação, que ocorre por meio de uma mensagem presidencial ao Senado, é o passo necessário para iniciar o processo de sabatina e votação do indicado. Após o envio da mensagem, será definido um relator na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), marcada uma data para sabatina, seguida de votação na comissão e posteriormente no plenário do Senado, onde são necessários pelo menos 41 votos favoráveis para aprovação.

O adiamento da formalização da indicação ocorreu pelo risco de que o nome de Messias fosse rejeitado. “Houve sinalizações pelo Senado Federal de que, olha, segura aí porque se vier para cá vai dar ruim. Não tem votos suficientes”, relatou Cury. Agora, com a melhora nas relações entre o governo e o Congresso, há expectativa de que a mensagem seja enviada logo após o retorno de Lula de sua viagem à Índia e à Coreia do Sul.

Outras indicações pendentes

Além da indicação de Jorge Messias para o STF, há também a pendência de uma desembargadora indicada para o Tribunal Superior do Trabalho (TST). Segundo Teo Cury, ambas as indicações devem ser formalizadas com o retorno do presidente Lula ao Brasil, desde que se mantenha o bom relacionamento com o Senado, especialmente com Davi Alcolumbre.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu