A acusação de racismo de Vini Jr. no jogo entre Benfica e Real Madrid pela Champions League segue repercutindo pelo mundo.
Lilian Thuram, campeão do mundo pela França em 1998, criticou as falas do técnico José Mourinho após o ocorrido no Estádio da Luz.
O treinador do Benfica responsabilizou o atacante brasileiro pela paralisação na partida, após ativação do protocolo antirracismo.
“Conversei com os dois, Vinícius me disse uma coisa e Prestianni me disse outra. Não quero dizer que acredito 100% em Prestianni, mas também não quero dizer que o que Vinícius disse é verdade. Vinícius marca um gol que só ele ou Mbappé conseguem marcar, ele deveria comemorar com os companheiros, e não se meter com as 60 mil pessoas neste estádio”, completou Mourinho.
Críticas de Thuram
Em entrevista ao jornal L’Équipe, Thuram fez fortes críticas aos comentários de Mourinho, avaliando a atitude como patética e narcisista.
“Estamos em 2026 e, em 2026, pessoas negras ainda podem ser humilhadas em campo. Porque racismo é humilhação. Vinícius relatou os eventos, Kylian Mbappé os relatou. Mas não, isso não basta, a dúvida persiste, não temos certeza. Mas por que não acreditamos nesses dois jogadores? Porque a palavra de homens negros não é confiável”, disse o ex-defensor.
“Quem é você, Sr. Mourinho, para decidir o que Vini tem o direito de fazer? Essa declaração exala superioridade branca e narcisismo. O ato racista que Vinícius Júnior sofreu não teve nada a ver com o comportamento dele, mas sim com a cor da sua pele. Quando Mourinho tenta nos fazer acreditar que Vinícius é responsável pelo racismo que sofre, é patético. Essa análise o reduz a uma pessoa insignificante, um homem insignificante”, concluiu Thuram.
Lilian Thuram, campeão da Copa do Mundo com a França em 1998, é uma das vozes mais influentes no futebol na luta contra o racismo.
source
Fonte : CNN