Gustavo Petro, presidente da Colômbia, anunciou nesta sexta-feira que um homem supostamente ligado ao assassinato do jogador de futebol colombiano Andrés Escobar, em 1994, foi morto no México.
O nome de Santiago Gallón apareceu nas investigações do crime ocorrido em Medellín. Escobar foi morto a tiros dias depois da eliminação da seleção no Mundial dos Estados Unidos. Ele havia marcado um gol contra em uma partida contra os donos da casa.
Segundo Petro, o crime “arruinou a imagem internacional do país”. Ainda que o presidente colombiano tenha anunciado a morte, autoridades do México ainda estão realizando testes para confirmar a identidade e a causa da morte do homem encontrado baleado em Huixquilucan, no estado do México.
Assassinato de Escobar chocou o mundo
Escobar estava saindo de uma boate, em Medellín, em 2 de julho de 1994, quando foi baleado por Humberto Muñoz Castro, motorista de Gallón, após uma discussão por conta do jogo.
Na época, a Colômbia enfrentava um período de muita violência após a morte de Pablo Escobar. A morte fez com que surgissem várias teorias, envolvendo máfias de jogos de azar, e também o cartel de drogas da região.
Versões de testemunhas indicam que Gallón e Pedro David, seu irmão, confrontaram e insultaram o jogador, e Muñoz atirou. Ele foi condenado a 43 anos de prisão em 1995, e ficou preso até 2005.
source
Fonte : CNN