© Marcello Casal/Agência Brasil

A partir da próxima segunda-feira, o programa Gás do Povo iniciará a distribuição gratuita de recargas para botijões de gás de cozinha (GLP de 13 kg), beneficiando cerca de um milhão de famílias em situação de vulnerabilidade social em sua primeira fase. A iniciativa tem como objetivo principal garantir a segurança alimentar e melhorar a qualidade de vida da população mais carente, assegurando o acesso a um item essencial para o preparo de alimentos.

Inicialmente, dez capitais brasileiras foram selecionadas para receber o benefício: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Teresina (PI).

Para comprovar o direito ao vale-recarga, os beneficiários poderão utilizar o cartão do Bolsa Família, o cartão de débito da Caixa Econômica Federal, ou o CPF, mediante apresentação de um código de validação enviado diretamente para o celular do usuário. Segundo o governo federal, esse novo modelo de distribuição foi projetado para aumentar a rastreabilidade, a segurança e a eficiência na entrega do benefício, garantindo que o auxílio chegue a quem realmente precisa.

A previsão é que, até março do próximo ano, o programa seja expandido para atender um total de 15 milhões de famílias em todo o país.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou a importância da iniciativa para combater a pobreza energética e proporcionar alívio financeiro às famílias de baixa renda. Segundo ele, o programa também visa proteger a saúde daqueles que ainda recorrem à lenha ou a outros materiais inflamáveis para cozinhar, expondo-se a riscos desnecessários.

A Caixa Econômica Federal desempenhará um papel fundamental na distribuição dos vales-recarga, no cadastramento das revendedoras participantes e na validação dos meios de acesso dos usuários. A retirada da recarga gratuita será realizada diretamente nas revendas credenciadas, eliminando a necessidade de pagamento em dinheiro.

A implementação desta primeira etapa representa uma transição do modelo anterior, baseado em pagamentos em dinheiro, para um sistema que assegura a entrega direta do gás de cozinha aos beneficiários. O governo federal informou que essa mudança tornará o benefício mais eficaz, reduzirá o risco de fraudes e garantirá que o recurso seja utilizado exclusivamente para a recarga do botijão de gás, atendendo às necessidades diárias das famílias.

O programa Gás do Povo é destinado às famílias selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e possuem renda per capita de até meio salário-mínimo (R$ 759,00), com cadastro atualizado há pelo menos 24 meses. As famílias que já recebem o Bolsa Família terão prioridade na concessão do benefício.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu