wp-header-logo-3246.png

Um eclipse solar anular aconteceu na manhã da última terça-feira (17). O evento especial ficou visível apenas na Antártica, em regiões do Pacífico Sul, do Oceano Índico e em uma pequena faixa próxima à África do Sul, mas o folião brasileiro terá uma surpresa em 2027. 

No ano que vem, durante o Carnaval, em 6 de fevereiro, o mesmo tipo de eclipse poderá ser observado no Brasil. 

O fenômeno acontece quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, mas, por estar mais distante do planeta, não cobre completamente o astro, formando o chamado “anel de fogo”. 

Eclipse solar é visto do hemisfério sul com “anel de fogo”; veja imagens

Em 2027, todo o país poderá testemunhar pelo menos uma parte do eclipse durante a folia carnavalesca, no sábado carnavalesco. 

No entanto, o famoso “anel de fogo” será visível por completo apenas na região Sul do país, com melhor observação em cidades do Rio Grande do Sul. No Sudeste, em São Paulo, o acontecimento poderá começar ser observado pela manhã, por volta das 11h00 e terá seu ápice às 13h20, segundo o Time and Date.

 

Fora dessa faixa, o restante do país verá o eclipse solar apenas de forma parcial, em diferentes proporções. A região Norte será a menos contemplada, com cerca de 30% do fenômeno total. 

Tipos de alinhamento celeste

Os eclipses solares são classificados em três categorias:

  • Total, quando o Sol é completamente encoberto e o dia escurece por alguns minutos;
  • Anular, quando a Lua está mais distante e não cobre todo o Sol, formando uma auréola luminosa conhecida como “anel de fogo”; 
  • Parcial, quando apenas uma parte do disco solar é encoberta, sem grandes alterações na luminosidade do dia. 

Veja as principais descobertas astronômicas de 2026

*Sob supervisão de Thiago Félix

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu