O senador Flávio Bolsonaro (PL/RJ) publicou, nesta segunda-feira (16), um vídeo no qual se dirige ao “eleitor independente” para criticar o desfile da Acadêmicos de Niterói que, no domingo (15), homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na gravação, o senador fez uma série de provocações ao grupo de eleitores “que não se declara nem de direita nem de esquerda”.
Na avaliação do parlamentar, recursos públicos teriam sido utilizados para “fazer campanha antecipada” a Lula. Ele também apontou o que classificou como ataques à religião cristã e levantou suspeitas de eventual favorecimento no julgamento do desfile que teve Lula como enredo.
Críticas
Todas as escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro receberam R$ 1 milhão da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), órgão federal de promoção do turismo. O repasse é uma prática recorrente e já ocorria em anos anteriores.
“Você que não se declara nem de direita nem de esquerda, ficou feliz de ver o dinheiro dos seus impostos sendo usado para fazer campanha antecipada para o Lula?”, questionou o senador.
Flávio ainda citou uma ala do desfile da escola intitulada “Neoconservadores em conserva”, que fez críticas a símbolos ligados ao conservadorismo.
“Você que é cristão, ficou feliz de ver a escola de samba do Lula fazer chacota com a sua fé, colocando você, seu pastor, seu padre e a sua igreja dentro de uma latinha de conserva?”, complementou.
Na legenda da publicação e ao longo do vídeo, Flávio Bolsonaro também fez acenos a integrantes do universo do carnaval, que trabalham o ano inteiro envolvidos nas escolas de samba.
O senador afirmou que a festa “merece respeito”. Para o parlamentar, as demais agremiações podem ter sido prejudicadas em comparação à escola de Niterói.
“E você que é de uma comunidade que vive grande parte do ano se preparando para esse desfile na Sapucaí, que vira à noite na quadra para entregar as fantasias e os carros alegóricos, que faz dezenas de ensaios para que tudo ocorra de forma impecável nos 80 minutos de apresentação, ficou feliz de saber que os jurados podem estar dando nota alta para uma escola de samba medíocre só para fazer média com um político?” , perguntou o filho mais velho de Bolsonaro.
Ainda tentando dialogar com o eleitorado independente, Flávio disse que “democracia forte não é a que escolhe alvos, é a que trata todos com a mesma medida”.
Judicialização
Desde o desfile na noite do último domingo (15), políticos têm se manifestado sobre a homenagem à Lula. Opositores falam em crime eleitoral e propaganda antecipada, enquanto apoiadores criticam tentativa de censura de manifestação da cultura brasileira.
O desfile deve ser analisado tanto em processo já aberto no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) – que apura possível propaganda eleitoral antecipada – quanto por novas ações movidas por partidos políticos.
source
Fonte : CNN