O preço médio do feijão-carioca atingiu o maior patamar da série histórica do Cepa/CNA (Centro de Pesquisa de Economia Avançada/ Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), iniciada em setembro de 2024. Os dados foram divulgados pelo Cepea nesta segunda-feira (9). A alta começou no início do ano e se intensificou na primeira semana de fevereiro.
De acordo com pesquisadores do Centro de Pesquisa, o crescimento do valor médio foi impulsionado pela demanda aquecida no mercado somada a baixa oferta nos estoques. A alta foi verificada no feijão de qualidade premium (nota 9 ou superior), e no de qualidade comercial e superior (notas 8 e 8,5, respectivamente).
O feijão-preto também apresentou alta nos preços. Segundo o Cepea, a cotação média da primeira semana de fevereiro foi a mais elevada desde março de 2025. A alta, no entanto, não seguiu o ritmo do feijão carioca por conta de diferentes condições de mercado.
“As variações nos preços do feijão preto foram menos intensas que as observadas para o carioca, em razão do abastecimento relativamente mais confortável da indústria e da menor presença de compradores”, explicam os pesquisadores.
*sob a supervisão de Luciana Franco
source
Fonte : CNN