wp-header-logo-3246.png

Um apagão atinge praticamente todo o território do Paraguai na tarde desta quarta-feira (18), após o desligamento de linhas de transmissão de alta tensão que partem da usina de Itaipu Binacional, segundo informou a Ande (Administração Nacional de Eletricidade), estatal responsável pelo fornecimento de energia no país.

De acordo com a Ande, o blecaute ocorreu por volta das 15h20, quando ficaram fora de serviço as linhas de transmissão de 220 kV e 500 kV que alimentam o Sistema Interligado Nacional. A interrupção afetou principalmente Assunção e a região metropolitana, além de áreas do norte e do leste do país.

“Essa interrupção afetou grande parte do país, principalmente a região metropolitana de Assunção, bem como as regiões Norte e Leste”, disse a Ande, por meio do X (antigo Twitter).

Em comunicado, a estatal afirmou que, por volta das 16h20, a linha de transmissão de 500 kV que parte da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu e se estende até Villa Hayes teve sua energia restabelecida.

Itaipu Binacional é uma das maiores hidrelétricas do mundo e responde por cerca de 75% da energia consumida no Paraguai e 6,5% da energia consumida no Brasil. Até o momento, não há informações sobre danos estruturais na usina ou sobre o tempo total estimado para a normalização completa do fornecimento.

A reportagem procurou o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) para saber se houve impacto no Brasil, mas não teve resposta até o fechamento da reportagem.

O blecaute ocorre em meio a mais uma onda de calor extremo com temperaturas acima dos 40 °C. Além da capital Assunção, a falta de energia atinge outros locais, como San Lorenzo, Fernando de la Mora, Ñemby, Lambaré, Villa Elisa, Capiatá e Itauguá.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu