Um alto funcionário do governo disse, neste sábado (28), que acreditava que o Irã estava se preparando para possivelmente lançar ataques preventivos com mísseis, um fator que influenciou a decisão do presidente Donald Trump de iniciar a ação militar.
“Recebemos indícios de que eles pretendiam usar [os mísseis] potencialmente, de forma preventiva, mas se não, se não simultaneamente, contra qualquer ação contra eles, imediatamente contra nós”, acrescentou o alto funcionário do governo. “E o presidente decidiu que não iria ficar parado e permitir que as forças americanas na região sofressem ataques de mísseis convencionais.”
“Não seremos feitos reféns por eles, e não vamos permitir que nos ataquem primeiro, porque isso teria aumentado substancialmente o risco para nossas tropas na região e para nossos aliados”, completou o funcionário.
No entanto, uma fonte familiarizada com a inteligência contradisse essa afirmação à CNN, dizendo que não havia indícios de que os iranianos planejavam atacar primeiro forças ou ativos dos EUA — a menos que fossem atacados por Israel ou pelos próprios EUA.
Em suas primeiras declarações públicas após os ataques militares dos EUA no sábado, o presidente disse em vídeo publicado nas redes sociais que o Irã vinha desenvolvendo mísseis que “em breve poderiam alcançar o território americano”, e apresentou argumento semelhante no início desta semana em seu discurso sobre o Estado da União.
No entanto, fontes disseram à CNN que a inteligência americana não sustenta a afirmação de que o Irã esteja próximo de ter mísseis capazes de atingir os Estados Unidos.
O que está acontecendo?
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que os EUA iniciaram “grandes operações de combate” no Irã, prometendo aniquilar as forças armadas do país e destruir seu programa nuclear.
Em um vídeo de oito minutos publicado na rede Truth Social, Trump acusa o Irã de rejeitar “todas as oportunidades de renunciar às suas ambições nucleares” e afirmou que os EUA “não aguentam mais”. Israel também anunciou ataques contra o Irã.
Diferentemente da última vez em que os EUA e Israel atacaram o Irã, em junho de 2025, estes ataques começaram à luz do dia, na madrugada deste sábado – o primeiro dia da semana no Irã – enquanto milhões de pessoas iam trabalhar ou estudar.
E enquanto os ataques americanos em junho terminaram em poucas horas, fontes disseram à CNN Internacional que, desta vez, as forças armadas norte-americanas estão planejando ataques para vários dias.
A CNN Internacional havia relatado anteriormente que Khamenei era um dos alvos da primeira onda de ataques contra o Irã, juntamente com outros líderes importantes.
Fontes do regime iraniano afirmam que Khamenei está vivo, enquanto israelenses sugerem que o líder supremo esteja morto.
Em resposta, o regime iraniano lançou uma onda de ataques sem precedentes em todo o Oriente Médio, com explosões ouvidas em diversos países que abrigam bases militares americanas, entre eles: Emirados Árabes Unidos, Catar, Bahrein, Kuwait, Jordânia e Iraque.
source
Fonte : CNN