wp-header-logo-3056.png

Os EUA estão enviando um segundo porta-aviões para o Oriente Médio em meio às tensões com o Irã, informaram veículos de imprensa americanos na noite desta quinta-feira (12).

O Pentágono está enviando um segundo grupo de porta-aviões – o USS Gerald Ford – para o Oriente Médio, de acordo com um alto funcionário do governo e uma fonte familiarizada com o assunto.

O grupo de ataque do porta-aviões Ford – o mais avançado dos EUA – está posicionado no Mar do Caribe há vários meses, em meio à campanha de Trump na Venezuela.

A embarcação agora se juntará ao USS Abraham Lincoln na região do Oriente Médio, ampliando as opções do presidente americano para um possível ataque ao Irã. A informação foi divulgada inicialmente pelo New York Times.

Um porta-voz do Comando Sul dos EUA, que supervisiona as operações militares no Hemisfério Ocidental, disse à CNN que isso não diminuirá as capacidades de Washington no Caribe.

“Embora o posicionamento das forças evolua, nossa capacidade operacional permanece a mesma. As forças do Comando Sul continuam totalmente preparadas para projetar poder, defender-se e proteger os interesses dos EUA na região. Sob a direção do Presidente e do Secretário da Guerra, continuamos as operações focadas na missão de combater atividades ilícitas e atores malignos no Hemisfério Ocidental.”

A mudança ocorre mesmo após Trump ter dito ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, durante uma visita à Casa Branca na quarta-feira (11), que pretendia continuar buscando um acordo com o Irã.

“Eles querem fechar um acordo, como deveriam querer”, disse o líder americano na semana passada. “Eles sabem das consequências se não fecharem. Se não fecharem um acordo, as consequências serão muito graves. Então, veremos o que acontece.”

Donald Trump disse na quinta-feira (12) que espera fechar um acordo com o Irã “no próximo mês”.

Mas o presidente não descartou a possibilidade de ordenar novos ataques e tem aumentado gradualmente os recursos que permitiriam uma grande campanha aérea dos EUA contra o arsenal nuclear e de mísseis do Irã.

Além do USS Abraham Lincoln, vários navios de guerra americanos foram posicionados na região, formando o que Trump chamou de “flotilha”.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu