É nos Quatro Cantos em Olinda, Região Metropolitana do Recife — considerada uma das encruzilhadas mais antigas do Brasil — que a Noite para os Tambores Silenciosos tem início há 27 anos. A tradição se renovou mais uma vez na segunda-feira (9) com a participação de nove nações de maracatu em evento organizado pela Associação dos Maracatus de Olinda (AMO).
O Maracatu Nação Leão Coroado, um dos mais tradicionais de Pernambuco com mais de 160 anos em atividade, abriu os cortejos seguido da Nação de Maracatu Tigre. O cortejo foi reunindo o público a partir das 19h50, e as ruas foram logo tomadas por aqueles dispostos a pedir as bençãos para brincar durante a folia.
Depois da apresentação da Corte Real de cada nação, os nove grupos se reúnem na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos para uma homenagem aos tambores que já silenciaram à meia-noite: todas as nações silenciam seus instrumentos percussivos simbolizando a obrigação religiosa.
Além do Maracatu Nação Leão Coroado, também estiveram presentes os Maracatu Nação Camaleão, Maracatu Nação Badia,
Maracatu Nação de Luanda, Maracatu Nação Maracambuco, Maracatu Nação Pernambuco, Maracatu Nação Estrela de Olinda, Maracatu Nação Tigre e o Maracatu Nação Sol Brilhante de Olinda.
Veja a programação de Olinda para o Carnaval de 2026.
source
Fonte : CNN