O PL (Partido Liberal) está planejando uma estratégia para enfrentar o PT (Partido dos Trabalhadores) nas eleições de 2026 com chapas puro-sangue no Nordeste. De acordo com apuração da analista política Julliana Lopes, no Hora H, a sigla pretende reforçar o bolsonarismo raiz para conquistar mais espaço na região, historicamente dominada pelo PT.
Mesmo com a vantagem do PT no Nordeste, especialmente na Bahia, o partido de Lula tem enfrentado mudanças na composição de seu eleitorado, com avanço de eleitores mais alinhados à direita. Os evangélicos são parte significativa desse movimento, embora Lula ainda lidere as pesquisas na região.
Estratégia de viagens e palanques
Como parte da estratégia, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) deve iniciar viagens a pontos estratégicos do Nordeste nas próximas semanas. O objetivo é começar a construir uma pré-campanha eleitoral, com palanques já mapeados em cidades consideradas importantes para o partido. Essas visitas devem começar em no máximo duas semanas, segundo a apuração.
Diferentemente da estratégia adotada no Sul do país, onde o PL fez alianças com outros partidos como o PP em Santa Catarina, no Nordeste a intenção é formar chapas puro-sangue, sem amarrações políticas. A avaliação do partido é que as alianças do PT com partidos do Centrão são muito fortes na região, não deixando espaço para composições similares por parte da oposição.
Bolsonarismo raiz no Nordeste
O PL quer colocar no Nordeste candidatos que representem o bolsonarismo em sua esséncia, defendendo as ideias que formam a base do grupo político de Bolsonaro. A estratégia contrasta com a adotada em outras regiões do país, onde o partido tem feito alianças e composições políticas mais amplas.
Ainda não está claro se essa estratégia será bem-sucedida, especialmente considerando que, segundo a analista, Flávio Bolsonaro é o nome que o PT preferiria enfrentar em uma disputa eleitoral. Além disso, o Nordeste continua sendo um território historicamente favorável ao PT, representando um desafio significativo para o avanço do PL na região.
source
Fonte : CNN