wp-header-logo.png

O Reino Unido confirmou que o drone de ataque unidirecional que atingiu uma base militar britânica na ilha mediterrânea de Chipre no início desta semana não foi lançado do Irã.

O Ministério da Defesa britânico não especificou na quarta-feira (4) a origem do drone, embora o tenha descrito como “semelhante ao Shahed”. Os drones Shahed são projetados pelo Irã.

O Chipre determinou que o drone veio do Líbano, disse o porta-voz adjunto do governo, Yiannis Antoniou, à emissora estatal cipriota RIK na terça-feira (3), citando informações da Guarda Nacional e de outros serviços.

O que está acontecendo no Oriente Médio?

Os Estados Unidos e Israel iniciaram no sábado (28) uma onda de ataques contra o Irã, em meio a tensões sobre o programa nuclear iraniano.

O regime dos aiatolás iniciou retaliação contra países do Oriente Médio que abrigam bases militares norte-americanas, entre eles: Emirados Árabes Unidos, Catar, Bahrein, Kuwait, Jordânia e Iraque.

No domingo, a mídia estatal iraniana anunciou que seu líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, foi uma das vítimas feitas pelos ataques norte-americanos e israelenses.

Após o anúncio da morte de Khamenei, o Irã ameaçou lançar a “ofensiva mais pesada” da história. O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, afirmou que o país persa considera se vingar pelos ataques de Israel e dos Estados Unidos como um “direito e dever legítimo”.

Em resposta, Trump ameaçou o Irã contra os ataques retaliatórios, dizendo “é melhor que eles não façam isso, porque se fizerem, nós os atingiremos com uma força nunca antes vista”. As agressões entre as partes seguem neste domingo.

Na véspera, Trump já havia afirmado que os ataques contra o Irã vão continuar “ininterruptos durante toda a semana ou pelo tempo que for necessário para alcançarmos nosso objetivo de PAZ EM TODO O ORIENTE MÉDIO E, DE FATO, NO MUNDO!”.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu