O cão Nazgul não tinha credencial, número de peito ou inscrição na prova. Ainda assim, cruzou a linha de chegada sob aplausos e se tornou um dos personagens mais comentados dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina.
O animal invadiu a pista durante a prova feminina do esqui cross-country, na última quarta-feira (18), no estádio de Tesero, na Itália. Correndo ao lado das atletas na reta final, foi recebido com risadas do público antes de ser capturado pela segurança do evento.
Sem medalha, mas com milhões de visualizações nas redes sociais, Nazgul viralizou e rapidamente ganhou status de “atleta surpresa” da competição.
Momentos de pânico
Enquanto o cachorro da raça cão-lobo-checoslovaco roubava a cena na pista, os donos estavam a cerca de três horas de casa, a caminho de Anterselva, onde assistiriam às provas de biatlo.
A família Varesco acreditava ter deixado Nazgul, de dois anos, trancado em segurança no canil da casa, em Tesero. O casal só começou a desconfiar da fuga quando recebeu vídeos e fotos enviadas por amigos que trabalhavam no evento.
“Entramos em pânico. Percebemos que não podíamos fazer nada”, relatou a dona Alice Varesco, em entrevista à Reuters.
A primeira reação foi de incredulidade. “A gente achou impossível. Pensamos: não é ele, porque está em casa, a porta está fechada e ele nunca abriu sozinho. Além disso, ele estava na casinha onde normalmente fica e dorme quando não estamos em casa. É um espaço seguro”, contou.
Segundo os donos, o mais provável é que o canil não tenha sido fechado completamente. “Talvez a casinha não estivesse totalmente fechada. Ele provavelmente ficou frustrado por não poder ir conosco.”
À procura dos donos
Acostumado a acompanhar a família em passeios ao ar livre — inclusive em competições de esqui cross-country —, Nazgul pode ter simplesmente decidido segui-los.
“Acho que ele queria nos procurar porque costuma ir conosco e seguir na mesma direção quando saímos para caminhar. Provavelmente ele quis vir junto porque nos viu saindo vestidos como se fôssemos para a rua”, disse Varesco.
O reconhecimento definitivo veio quando amigos enviaram uma imagem do momento em que o cão cruzava a linha de chegada.
“Foi aí que eu disse ao Enrico que poderia ser ele, já que a cor do pelo é exatamente a mesma. É impossível existir outro cachorro igual.”
Do susto às piadas online
Apesar do susto inicial, o desfecho tranquilo trouxe alívio. “O que nos deixou calmos foi perceber que todos o amaram e que ficaram felizes no final. No fim, virou uma notícia positiva nos Jogos”, afirmou a dona.
O nome do animal também alimentou as brincadeiras nas redes. Batizado em referência aos espectros do anel da saga O Senhor dos Anéis, Nazgul virou alvo de memes.
“Houve quem dissesse que ele confundiu os anéis olímpicos com os anéis do poder”, contou. “Tem uns vídeos bem engraçados na internet.”
Depois da aventura olímpica, o canil do cão teve a segurança reforçada para evitar novas fugas.
Nazgul não conquistou medalha, mas deixou sua marca e garantiu um dos momentos mais inusitados e comentados desta edição dos Jogos.
source
Fonte : CNN