A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) se reúne na manhã desta quinta-feira (5) para votar a quebra de sigilo do Banco Master. O colegiado também convocou para prestar depoimento Gilberto Waller Júnior, atual presidente do INSS.
Será a primeira reunião da CPMI neste ano. Integrantes têm defendido as investigações sobre irregularidades nos empréstimos consignados relacionados ao Master.
Inicialmente, a comissão havia marcado o depoimento de Daniel Vorcaro, dono do Master, para esta quinta. Na terça-feira (3), no entanto, o presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), anunciou ter recebido um pedido da defesa do banqueiro para adiar a oitiva.
A pauta da comissão nesta quinta inclui 78 requerimentos. Além da quebra de sigilo do Master, a lista inclui pedido de prisão preventiva de empresários investigados e de José Carlos Oliveira, ex-ministro do Trabalho e Previdência e ex-presidente do INSS. Ele já foi ouvido na CPMI em setembro do ano passado.
Outro pedido pautado requer à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) o envio de informações sobre o histórico de decolagens, pousos, destinos e lista de passageiros de aeronaves registradas em nome da Viking Participações Ltda, empresa que tem Vorcaro como sócio-fundador.
Demais requerimentos previstos na pautados tratam das quebras de sigilo e pedidos de relatório de inteligência financeira de empresas e de associações.
source
Fonte : CNN