wp-header-logo.png

A CPMI (comissão parlamentar mista de inquérito) do INSS pautou para esta quinta-feira (12) a análise de um pacote de requerimentos de convocação. Os pedidos miram nomes ligados às fraudes do INSS e ao caso do Banco Master.

Estão na pauta requerimento para ouvir Fabiano Campos Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro, dono do Master. Martha Graeff, ex-namorada de Vorcaro, também é alvo de um pedido.

Outros dois requerimentos miram o ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Netto, que comandou a autoridade monetária entre 2019 e 2022.

Patrocinados pela oposição, estão pautados ainda pedidos para ouvir a empresária Roberta Luchsinger, que seria amiga de Lulinha, o filho mais velho do presidente Lula; e a publicitária Danielle Miranda Fonteles, que atuou em campanhas do PT.

Roberta Luchsinger e Lulinha tiveram as quebras de sigilo aprovadas pela CPMI e, depois, anuladas por decisão do ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), na semana passada.

Oitivas previstas

A comissão tem ainda oitivas previstas. Na pauta constam os nomes de Artur Ildefonso Brotto Azevedo, CEO do Banco C6; Paulo Gabriel Negreiros de Almeida, tesoureiro da CBPA (Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura); e Lea Bressy Amorim, diretora de Tecnologia da Informação do INSS.

Lea Bressy Amorim encaminhou à CPMI comunicação de que não poderá comparecer por conta de licença para tratamento em saúde.

O colegiado também esperava ouvir Leila Pereira, presidente do Palmeiras e da Crefisa. No entanto, em decisão publicada na quinta-feira (11), o ministro Flávio Dino assegurou que ela não seja submetida a condução coercitiva e a possibilidade de remarcação do depoimento.

Segundo o presidente da comissão, Carlos Viana (Podemos-MG), a oitiva dela está marcada para a próxima quarta-feira (18). “A decisão do ministro Dino me retira, inclusive, a condição de anunciar uma condução coercitiva pelo não comparecimento amanhã, o que a meu ver é um absurdo”, afirmou.

Cúpula da CPMI no STF

O comando da CPMI do INSS esteve reunido com o ministro André Mendonça na noite dessa quarta-feira (11). O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) é responsável pela relatoria dos inquéritos que investigam tanto o Banco Master quanto as fraudes ao INSS.

Estiveram reunidos com Mendonça o presidente da CPMI do INSS e o relator, Alfredo Gaspar (União-AL). O encontro ocorreu em meio à insatisfação da comissão parlamentar com decisões que dispensaram convocados de comparecerem ou garantiram silêncio aos depoentes.

“Uma visita de muita cortesia, mas uma visita que infelizmente não avança no sentido do que eu tenho falado para vocês sobre o desequilíbrio entre os poderes em nosso país”, afirmou Viana após o encontro.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu