wp-header-logo-2068.png

O Discord anunciou um conjunto de novas regras para verificação de idade e restrição de conteúdos no app. A partir de março, todas as contas terão as experiências para adolescentes ativadas por padrão e precisarão confirmar a idade com reconhecimento facial ou envio de documento para removê-las.

O novo ajuste restringe o acesso a alguns espaços bloqueados por classificação etária e aplica filtros de conteúdo no app. De acordo com a empresa, a medida tem o objetivo de tornar a experiência mais segura na plataforma de comunicação.

O que muda no Discord?

Por padrão, toda conta (nova ou já existente) do Discord vai receber as configurações de conteúdo para adolescentes. Isso significa que até perfis de adultos estão submetidos às novas medidas, mas uma verificação simples de idade já pode deixar a experiência menos restritivas.

A versão para adolescentes conta com as seguintes mudanças:

  • Filtro de conteúdo para desfocar posts considerados sensíveis;
  • Limitar acesso exclusivo por adultos a servidores, canais e espaços específicos;
  • Caixa de entrada separada para receber solicitações de mensagens de perfis que você talvez não conheça;
  • Alertas de pedidos de amizade de possíveis desconhecidos;
  • Restrições para que apenas adultos consigam falar nos palcos de servidores.

Como verificar a idade na plataforma?

Contas adultas podem remover as restrições rapidamente: basta passar por um processo de verificação de idade. O Discord permite enviar um vídeo de selfie ou escanear um documento que comprove que você tem mais de 18 anos.

O app também contará com um modelo de inferência de idade para “adivinhar” algumas contas. O sistema funciona em segundo plano para identificar se uma conta possivelmente pertence a algum adulto e dispensar o processo de verificação.

A empresa reforça que o processamento das imagens ocorre no próprio dispositivo, sem acesso por terceiros, a verificação é privada e só precisa ser feita uma vez na maioria dos casos.

Discord vai aplicar configurações voltadas a adolescentes para todos os perfis • Getty Images
Discord vai aplicar configurações voltadas a adolescentes para todos os perfis • Getty Images

Outros apps adotam soluções parecidas

Uma tendência que toma forma em 2026 é o uso de mecanismos de inteligência artificial para prever a idade das pessoas e aplicar restrições de conteúdo a menores de idade.

YouTube e ChatGPT são duas plataformas que aplicaram ferramentas similares. Em ambos os casos, os apps identificam padrões de uso (como horário de acesso) para prever a idade, mas também oferecem um espaço para verificação em palpites incorretos.

Os movimentos surgem diante de um contexto em que mais órgãos regulatórios exigem medidas para restringir conteúdos a crianças e adolescentes em plataformas digitais, incluindo discussões no Brasil para desenvolver o ECA Digital.

*Texto escrito pelo repórter André Magalhães

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu