A dor nas costas é um problema que afeta cerca de 80% da população mundial ao longo da vida, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde. No entanto, exercícios simples e cuidados diários podem ajudar a prevenir esse problema e proteger a coluna vertebral. No CNN Sinais Vitais, o ortopedista Ivan Rocha, chefe do Grupo de Coluna, e o neurologista Roger Brock, coordenador da Divisão de Neurocirurgia, explicam o que fazer.
Para a região lombar, Ivan Rocha recomenda o fortalecimento do core com exercícios isométricos. “Para a coluna lombar, os exercícios do core são os fundamentais. A gente gosta muito dos exercícios que a gente consegue manter uma postura. São exercícios isométricos no início, como prancha frontal, prancha lateral”, explica o ortopedista.
Além das pranchas, outros exercícios recomendados incluem posições como perdigueiro, gato e ponte. “São exercícios que a gente mantém a lombar alinhada. Qualquer um pode fazer em casa, basta uma orientação de um fisioterapeuta, por exemplo, que ensine esses exercícios”, complementa Rocha.
Cuidados com a região cervical
Para a região cervical, além da correção postural, é importante exercer a contração da musculatura anterior do pescoço. “O exercício seria você jogar a sua cabeça para trás, contraindo a musculatura anterior e alongando a musculatura posterior”, orienta o Ivan Rocha. Esse movimento ajuda a relaxar a musculatura posterior, que é a principal causa de dor nessa região.
Roger Brock alerta sobre os riscos para as donas de casa, que frequentemente realizam atividades que exigem flexão da coluna. “Tem que tomar cuidado em especial com a questão do trabalho que se faz refletido da coluna. Trabalhar agachada, por exemplo, para limpar o chão, levantar uma carga excessiva, seja de algo que ela tenha que levantar do chão, um balde, alguma coisa que ela tenha que pegar, pode impactar a coluna”, adverte.
A recomendação para levantar pesos é dobrar os joelhos, contrair o abdômen e manter a coluna ereta, diminuindo assim a carga sobre o disco intervertebral. “A dona de casa também ter essa pausa ao longo do dia. Então, de repente, fazer um alongamento, mudar da postura, se preocupar um pouco mais com a sua saúde”, finaliza o neurologista.
source
Fonte : CNN