Na véspera da nova temporada da Major League Soccer (MLS), o comissário da MLS, Don Garber, expressou seu interesse em ter os superastros do Real Madrid, Vinícius Júnior e Kylian Mbappé, eventualmente fazendo parte da liga e jogando futebol profissional na América do Norte.
A 31ª temporada da MLS começa no sábado, com um verdadeiro espetáculo programado entre o atual campeão da MLS Cup, Inter Miami, e o LAFC.
Um público esperado de mais de 70.000 pessoas no LA Coliseum deve ver o superastro do futebol Lionel Messi e o Miami enfrentarem o LAFC e Son, com o ícone sul-coreano prestes a jogar sua primeira temporada completa na liga após deixar o clube da Premier League Tottenham Hotspur no verão passado.
Garber, que é comissário desde 1999 e supervisionou o crescimento da liga de 10 para 30 clubes, mostrou-se otimista sobre as perspectivas de mais jogadores da lista A levarem seus talentos para a MLS ao falar com a CNN Sports na quinta-feira.
“Eu adoraria ver o Vini aqui?” perguntou Garber. “Eu adoraria ver o Mbappé aqui? Acho que alguns dos grandes jogadores do mundo querem jogar nos EUA, e isso é o divisor de águas.”
Embora a MLS tenha visto uma sucessão de estrelas internacionais de primeira linha jogarem na liga – possivelmente iniciada por David Beckham em 2007, que deixou os Blancos pelo LA Galaxy – foi a surpreendente contratação de Messi, talvez o maior futebolista de todos os tempos, no verão de 2023 pelo Inter Miami que chamou a atenção como nunca antes.
“Acho que ninguém pensou que um dia contrataríamos o Leo”, reconheceu Garber sobre a transferência de Messi
“Não acho que Miami pensou que poderia contratá-lo, não acho que Beckham (que agora é coproprietário do Miami) pensou que poderia contratá-lo.”
“Eles estavam otimistas e super, super apaixonados pela ideia, mas aqui está ele: marcando gols, liderando a Argentina nas eliminatórias da Copa do Mundo, jogando no Mundial de Clubes diante de um público.”
“(Ele é) um cara bom, humilde, ama seus filhos, curte Miami, sabe, ele é o tipo certo de pessoa para mostrar ao resto do mundo o que é a Major League Soccer.”
Garber destacou que “os dias de “O futebol vai dar certo na América” acabaram”, explicando que, embora costumasse ser o caso em que a liga precisava apelar para jogadores estrela – “aqui está o que estamos fazendo na Major League Soccer, venha nos ajudar a construí-la” – as coisas são diferentes em 2026.
Observando a “energia e impulso indo para a temporada” em um ano de Copa do Mundo – Garber espera que cerca de 50 jogadores da MLS representem seus países no torneio – o comissário da MLS diz que sua liga veio para ficar: “Somos um jogador no cenário mundial, somos um jogador entre as principais ligas aqui na América do Norte.”
Mas as ambições do executivo de 68 anos agora estão focadas em se a MLS “pode competir em algum momento com a Premier League, com a Serie A … a Bundesliga” e está confiante de que uma contratação de peso escolherá fazer parte da MLS no auge de sua carreira.
“Acho que o próximo (astro a vir) será um dos melhores jogadores do mundo. Na verdade, estou muito confiante disso.”
source
Fonte : CNN