Considerada uma das seções paralelas mais prestigiadas do festival, a Generation destacou o longa brasileiro pela força de sua narrativa e sensibilidade.
Em declaração oficial, os jurados Walter Moritz Arndt, Gustav Arnz, Thabani Dabulamanzi, Rosa Sophie Krasznahorkai, Vera Marsh, Emir Efe Özeren e Alma Sofia Villanueva Bullemer, descreveram a obra como uma história emocionante, que aborda temas relevantes e ainda pouco discutidos.
“Este filme nos cativou com sua narrativa vibrante e com seu jovem protagonista multifacetado, seguro de si e intenso, além das formas, por vezes bem-humoradas e comoventes, com que enfrenta seus dilemas existenciais”, destacou o júri.
Eles também elogiaram as atuações do elenco, em especial Yuri Gomes e Teca Pereira, e ressaltaram a construção do personagem principal.
“Jamais esqueceremos Gugu, tão atlético quanto sensível, que se vê obrigado a lutar por si mesmo enquanto o raro e profundo vínculo com sua avó começa a se desfazer”, completaram.
Além das duas vitórias, o longa também foi selecionado como um dos três finalistas do Teddy Award, premiação dedicada a produções com temática LGBTQIA+.
A indicação ganha ainda mais relevância em 2026, ano em que o Teddy celebra seu 40º aniversário dentro do tradicional festival alemão.
source
Fonte : CNN