wp-header-logo-1836.png

Cinco foragidos da Justiça foram presos durante as ações de segurança realizadas no Pré-Carnaval da Bahia, em Salvador e no interior do estado. As capturas ocorreram entre o Furdunço, o Fuzuê e eventos festivos em municípios do Extremo Sul e do semiárido baiano, com apoio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública.

Na capital, quatro foragidos foram localizados durante o Furdunço e o Fuzuê, realizados na orla entre Ondina e Barra. Os presos eram procurados pelos crimes de homicídio, roubo e por dívida de pensão alimentícia.

Já o outro foragido foi capturado no município de Lapão, no interior do estado, também por inadimplência de pensão alimentícia, após ser identificado por uma das câmeras instaladas nos pontos estratégicos do evento.

Segundo a SSP-BA, as prisões foram viabilizadas pelo uso da tecnologia de reconhecimento facial, que emitiu alertas em tempo real às equipes do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). A partir da identificação, guarnições da Polícia Militar foram acionadas e realizaram as abordagens, conduzindo os foragidos às unidades da Polícia Civil para o cumprimento dos mandados judiciais.

No Extremo Sul do estado, em Santa Cruz Cabrália, outro foragido também foi localizado durante a folia. Ele era procurado pelo não pagamento de pensão alimentícia e foi interceptado por policiais militares após o alerta emitido pelo sistema da SSP.

Celulares recuperados

Além das prisões, a segurança também atuou no combate a crimes patrimoniais. No sábado (7), uma mulher foi presa em flagrante no Furdunço, suspeita de furtar celulares no circuito. A prisão ocorreu após denúncia de que um casal estaria cometendo furtos na região. Durante as buscas, a suspeita tentou fugir, mas foi alcançada pelos policiais. Com ela, foram encontrados 15 aparelhos celulares escondidos dentro da roupa. A mulher e o material apreendido foram encaminhados à Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada.

De acordo com a SSP, a operação foi encerrada na madrugada desta segunda-feira (9) sem registro de mortes violentas ou roubos. Ao longo dos eventos, foram contabilizadas sete ocorrências de furto, além de registros pontuais de tráfico de drogas, vias de fato e importunação sexual.

Operação Carnaval

O Sistema de Reconhecimento Facial da SSP está sendo empregado em todos os eventos carnavalescos da capital e do interior. Equipadas com Terminais de Comunicação Móvel e as equipes policiais recebem informações em tempo real, o que tem permitido a rápida localização e captura de pessoas com mandados de prisão em aberto, reforçando a segurança durante o período festivo.

Durante a Operação Carnaval 2026, mais de 37 mil policiais e bombeiros vão atuar nos festejos realizados em Salvador e em municípios do interior da Bahia.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu