A apuração dos desfiles do Grupo de Acesso 1 de São Paulo acontece nesta terça-feira (17), no Sambódromo do Anhembi, na zona norte de São Paulo. Acadêmicos do Tucuruvi e Pérola Negra conquistaram vagas no Grupo Especial de 2027; Nenê de Vila Matilde e Camisa 12 caíram para o Grupo de Acesso 2.
A escola da zona norte gabaritou oito dos nove quesitos com um desfile que protestou contra o rebaixamento que a agremiação sofreu no Carnaval de 2025. O enredo “Anti-Herói Brasil” foi assinado pelo carnavalesco Nicolas Gonçalves e pelo enredista Cleiton Almeida. O Tucuruvi e a Pérola Negra voltam ao Anhembi no sábado (21) no Desfile das Campeãs, ao lado das cinco primeiras escolas do Grupo Especial, além da campeã e da vice do Grupo de Acesso 2: Morro da Casa Verde e X-9 Paulistana.
As oito escolas da segunda divisão da folia paulistana cruzaram o Anhembi no domingo (15). São elas: Camisa 12, Unidos de Vila Maria, Acadêmicos do Tucuruvi, Mancha Verde, Nenê de Vila Matilde, Pérola Negra, Dom Bosco de Itaquera e Independente Tricolor.
Cada escola recebe notas de quatro jurados em nove quesitos, sendo descartada a mais baixa de cada um deles. Em São Paulo, para desempate, voltam todas as notas descartadas e fica na frente a escola que tiver uma pontuação maior na soma de todas elas. Se o empate persistir, o desempate passar a ser o último quesito lido — depois o penúltimo, o antepenúltimo, etc.
A Independente Tricolor começou a apuração com uma punição de 0,2 pontos por estourar o limite máximo de tempo de desfile após uma mudança na interpretação do regulamento.
Evolução foi o primeiro quesito lido e, ao final da leitura das notas, apenas Vila Maria, Tucuruvi e Pérola Negra alcançaram a nota máxima. A Nenê de Vila Matilde foi a mais prejudicada e perdeu três décimos logo no começo da apuração.
O quesito Samba-Enredo, segundo a ser lido na apuração, pouco mudou o cenário da apuração. Apenas a Nenê de Vila Matilde não garantiu nota máxima, perdendo mais dois décimos. Vila Maria, Tucuruvi e Pérola Negra seguiram com nota máxima e na liderança.
Apenas três escolas conseguiram gabaritar o quesito Bateria, que veio na sequência: Tucuruvi, Mancha Verde e Independente Tricolor. Com isso, o Tucuruvi se isolou na liderança da apuração, sendo a única escola a conquistar a nota máxima até então. Vila Maria e Pérola Negra perderam um décimo cada e apareciam empatadas na segunda colocação. A escola mais despontuada foi a Dom Bosco de Itaquera, que perdeu dois décimos e se isolou na penúltima posição, à frente apenas da Nenê.
Enredo, quarto quesito a ser lido, seguiu movimentando a tabela das posições. Somente Tucuruvi, Mancha Verde, Dom Bosco e Independente garantiram a nota máxima, o que manteve a escola da zona norte à frente na tabela, sem perder nenhum décimo. Pérola Negra e Mancha Verde aparecem na segunda colocação, com 119,8. Na ponta de baixo, a Camisa 12 despencou para a penúltima posição após deixar quatro décimos no quesito. Nenê de Vila Matilde se manteve no último lugar.
O quinto quesito, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, foi gabaritado por cinco escolas: Vila Maria, Tucuruvi, Nenê, Dom Bosco e Independente. Quem mais sofreu foi a Camisa 12, que deixou cinco décimos pelo caminho e assumiu a última colocação. Tucuruvi, com nota máxima, se manteve à frente; Pérola Negra, com 149,7 pontos, deixou a Mancha Verde para trás e se isolou na segunda posição.
Alegorias e Adereços foi o sexto quesito a ser lido. Camisa 12, Vila Maria e Tucuruvi foram as únicas escolas que garantiram a nota máxima. A escola da Cantareira seguiu com nota máxima; e a Vila Maria e a Independente Tricolor, empatadas, assumiram a segunda colocação, já que a Pérola Negra perdeu três décimos no quesito.
Tucuruvi, Nenê e Pérola Negra conquistaram a nota máxima em Comissão de Frente, o sétimo quesito da apuração. A agremiação da zona norte se manteve na liderança com pontuação máxima (210 pontos) e a Vila Maria se isolou na segunda colocação com 209,5 após a Independente deixar dois décimos pelo caminho no quesito.
Pouca coisa mudou com a leitura do oitavo quesito, Harmonia. Camisa 12, Mancha Verde e Pérola Negra conquistaram a nota máxima. O Tucuruvi perdeu seu primeiro décimo na apuração, mas se manteve na liderança com 239,9 pontos. Na segunda posição, Vila Maria, Mancha Verde e Pérola Negra apareciam emparadas com 239,4.
No último quesito, Fantasia, Camisa 12, Tucuruvi, Mancha, Pérola, Dom Bosco e Independente garantiram a nota máxima. Tucuruvi garantiu o título e subiu para o Especial ao lado da Pérola Negra. Camisa 12 e Nenê de Vila Matilde foram rebaixadas para o Grupo de Acesso 2.
Confira abaixo a classificação do Grupo de Acesso 1 de SP
- Acadêmicos do Tucuruvi – 269,9
- Pérola Negra – 269,4
- Mancha Verde – 269,4
- Independente Tricolor – 269,3
- Unidos de Vila Maria – 269,3
- Dom Bosco de Itaquera – 269,1
- Nenê de Vila Matilde – 268,7
- Camisa 12 – 268,5
Em atualização.
source
Fonte : CNN