O primeiro Carnaval sem Preta Gil começou com a saudade traduzida em música. Sob o sol da manhã deste sábado (7), o Bloco da Favorita transformou o Circuito Preta Gil, no centro do Rio de Janeiro, em um palco de homenagens à artista que morreu em julho de 2025.
O percurso dos megablocos foi marcado por sucessos da cantora baiana, unindo o ritmo contagiante do funk à emoção de milhares de foliões.
Para Carol Sampaio, idealizadora do bloco e amiga íntima de Preta, o desfile teve um significado profundo.
“A Preta era uma das minhas melhores amigas, me ensinou muito sobre amizade e gratidão. Acho que o maior legado que eu levo dela é que ela era a pessoa mais incrível que eu conheci”, disse ela à CNN Brasil.
Carol prossegue. “Ela era a pessoa mais grata do mundo, então tem um gostinho especial este ano. É a homenagem mais que merecida. Te amo Pretinha, muito.”
A ex-BBB Pocah prestigiou o bloco e se declarou à cantora baiana. “Amo a Preta, tenho um carinho por ela muito grande, me emocionei agora com o Bloco da Favorita cantando ‘Sinais de Fogo’, que é uma música muito importante para mim, para a minha sexdualidade”, afirmou à CNN Brasil.
Pocah disse ainda que Preta é um referência para ela. “A gente sempre vai lembrar dela com muito carinho, muito amor e alegria, que era o que ela sempre transmitia para a gente.”
Famosos curtem
A celebração, que começou às 7h na rua 1º de Março, reuniu artistas diversos no trio elétrico. Além de Pocah, também compareceram Hitmaker, Maneirinho, Grag Queen e PK Delas.
O “baile funk a céu aberto” arrastou uma multidão, reafirmando a tradição da Favorita como um dos pontos altos do pré-carnaval carioca.
Neste sábado, a capital fluminense ainda recebe outros 118 blocos, mantendo viva a efervescência do Carnaval de rua em todos os cantos da cidade.
source
Fonte : CNN