Durante o Carnaval, muitos foliões acabam passando mal por não tomarem os devidos cuidados com a saúde. Em entrevista ao programa Live CNN, o Dr. Roberto Kalil explicou como aproveitar a festividade sem comprometer o bem-estar, alertando sobre os riscos da combinação de álcool, multidão e exposição prolongada ao sol.
De acordo com o especialista, qualquer pessoa pode sofrer mal-estar durante os blocos de Carnaval, mas o problema é ainda mais preocupante para quem já possui doenças cardíacas ou outras condições médicas pré-existentes. “Você junta álcool em excesso, a pessoa desidrata e abusa da bebida. O álcool, assim como o cigarro, tem que ser proibido. Não existe álcool moderado, isso a ciência não aceita mais. É não beber e não fumar”, afirmou.
Riscos da desidratação e combinações perigosas
O médico destacou que a desidratação é um dos principais fatores que levam ao mal-estar durante o Carnaval. Com o calor intenso, as pessoas perdem líquidos rapidamente e, quando combinam essa situação com o consumo de bebidas alcoólicas, cigarros (tanto convencionais quanto eletrônicos) e pouca ingestão de água, o quadro pode se agravar.
“As pessoas desidratam no calor, não se cuidam, fumam tanto cigarro eletrônico como convencional — que o malefício é o mesmo –, desidratam e passam mal”, explicou o Dr. Kalil. Os sintomas podem variar desde uma desidratação leve com tontura até situações mais graves como infarto ou AVC (acidente vascular cerebral).
O especialista também alertou sobre o perigo de misturar energéticos com bebidas alcoólicas, uma combinação comum entre os foliões. “O combo é inimigo do coração, que é energético, com álcool, com desidratação, sem falar que é cigarro, drogas e aí vai”, advertiu. Ele reforçou que, embora o Carnaval seja uma época para se divertir, é fundamental não descuidar da saúde.
Outro ponto importante mencionado pelo médico foi evitar atividades físicas intensas após noites de festa, especialmente em horários de pico de calor. “O que eu falo é assim, as pessoas bebem, não dormem direito e depois vai correr a meio dia no calor, que também faz mal”, explicou.
Para evitar problemas durante a folia, o Dr. Roberto Kalil recomendou manter-se “hiperhidratado”, não abusar de bebidas alcoólicas (preferencialmente não consumir), evitar cigarros e ter cuidado especial com a exposição ao sol. Mesmo medidas como o uso de bonés, embora ajudem na proteção da pele, são mais eficazes para evitar problemas dermatológicos do que para reduzir a sensação de calor e o risco de desidratação.
source
Fonte : CNN