wp-header-logo-3246.png

Co-CIO da Armor Capital, Paula Moreno avalia que o rali do Ibovespa ainda tem espaço para avançar, mas alerta para novos fatores de risco – de tensões geopolíticas ao impacto da inteligência artificial sobre empregos e economia nos Estados Unidos.

“Ainda há fôlego, mas o cenário ficou mais seletivo”, diz em entrevista ao Capital Insights, programa fruto da parceria entre a Broadcast e o CNN Money que vai ao ar às 19h das quintas-feiras.

Após os recordes batidos em 2026, induzidos pelo forte apetite dos investidores estrangeiros por Brasil, em meio a uma realocação global de recursos diante da repercussão de políticas do governo Trump nos Estados Unidos, não é mais óbvio que o principal índice da B3 está barato.

A valorização recente concentrou-se em blue chips, porém as ações de bancos ainda devem avançar bem e, com a redução dos juros, small caps também, segundo Paula Moreno.

“A Selic deve cair a 12% este ano”, projeta a gestora, citando que ainda vê bastante procura por investimentos em renda fixa. Ela pondera, contudo, que já há uma reaproximação dos fundos multimercados. Na renda fixa, é hora de checar retornos reais e o custo do carrego, analisa.

Antes do início da corrida eleitoral de 2026, Moreno descarta a redução do apetite do estrangeiro por Brasil neste momento, a menos que haja uma reversão da queda global do dólar com um eventual aquecimento da economia norte-americana e redução do espaço para corte de juros pelo Federal Reserve.

Ela acrescenta que a baixa global do moeda dos EUA sustentou o real, e a divisa ganha com investimento de portfólio, reforçado por fluxos de recursos diretos em infraestrutura. Moreno não descarta movimento exagerado: “Podemos ver um undershooting do real”.

A eleição à Presidência será muito disputada – há uma questão fiscal para ser resolvida em 2027 -, deve gerar volatilidade e, num ambiente de aversão a risco, o mercado financeiro deve chacoalhar.

“Mas Trump está ajudando o Brasil”, diz ela em referência à baixa da moeda com incertezas nos Estados Unidos. Ainda por lá, o vaivém de tarifas é insuficiente para mudar cenários, completa.

Moreno acrescenta que Kevin Warsh foi a melhor indicação para o comando do Federal Reserve, a partir de maio, em substituição a Jerome Powell. A economia norte-americana ainda está bem, mas é preciso monitorar o mercado de trabalho.

E a IA entra no rol de incertezas: “Em que momento a IA pode gerar desemprego e recessão”, afirma. “Não descarto uma realização na bolsa americana”.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu