O Governo do Canadá emitiu nesta quarta-feira (11) um alerta recomendando que seus cidadãos evitem viagens não essenciais a Cuba e instou aqueles que estão na ilha a deixar o país devido ao agravamento da escassez de combustível.
“Os canadenses são aconselhados a deixar o país enquanto os voos comerciais ainda estão disponíveis. Nosso Governo está colaborando com as companhias aéreas para ajudar os canadenses a retornarem para casa”, disse no X a ministra das Relações Exteriores, Anita Anand.
O alerta de viagem explica que o “agravamento da escassez de combustível, eletricidade e produtos básicos, como alimentos, água e medicamentos” também pode afetar os centros turísticos. Além disso, lembrou que todas as companhias aéreas canadenses suspenderam seus serviços para Cuba.
O Canadá é o principal mercado emissor de visitantes para Cuba, por isso a medida representa um duro golpe para o turismo, um dos poucos motores econômicos da ilha. Em 2025, mais de 40% dos visitantes estrangeiros chegaram do país norte-americano, segundo informou em fevereiro o Escritório Nacional de Estatísticas e Informação de Cuba.
Horas antes, a Rússia, segundo país emissor de visitantes para Cuba, anunciou a suspensão de voos e a retirada de turistas devido à crise de combustível.
Além disso, isso ocorre no meio da temporada alta (de dezembro a fevereiro), o período em que a ilha costuma receber mais visitantes vindos do Canadá.
“As companhias aéreas canadenses facilitarão o retorno de seus clientes que estão atualmente em Cuba e estão entrando em contato diretamente com eles”, acrescentou o comunicado. “Se você não tem bilhete de volta, procure uma opção comercial para sair do país”, recomendou.
source
Fonte : CNN