A Câmara controlada pelos republicanos aprovou uma legislação que exigiria um documento de identidade com foto para votar nas eleições federais, um projeto de lei pelo qual Trump pediu que os republicanos apoiassem.
O “SAVE America Act” foi aprovado na quarta-feira por 218 votos a 213.
O projeto agora segue para o Senado, onde o líder da maioria, o senador John Thune, se comprometeu a realizar uma votação sobre a medida no futuro, mas é improvável que consiga apoio suficiente dos democratas para ser aprovado na câmara.
O projeto de lei liderado pelos republicanos exigiria a comprovação de cidadania dos EUA para o registro de eleitores nas eleições federais e obrigaria os estados a removerem não-cidadãos dos registros federais de eleitores.
Os republicanos afirmam que o projeto protegerá as eleições e evitará que cidadãos não americanos votem, o que já é ilegal e, segundo especialistas, raramente ocorre. No entanto, os democratas argumentam que isso poderia privar eleitores leg timos de seu direito ao voto e restringir o acesso ao processo eleitoral.
No ano passado, a Câmara já havia aprovado uma versão similar do projeto em uma votação bipartidária, mas sem a exigência do documento de identidade para votar.
source
Fonte : CNN