Você não precisa eliminar completamente o consumo matinal de cafeína para proteger seu cérebro contra a demência no futuro. Uma nova pesquisa mostra que o consumo diário de café ou chá – sim, aqueles com cafeína – está associado a uma melhor saúde cognitiva a longo prazo.
De acordo com o estudo publicado na segunda-feira (9) no Jama, aqueles que consumiam de duas a três xícaras de café ou de uma a duas xícaras de chá por dia foram os que apresentaram o maior impacto.
Consumidores de café na meia-idade apresentaram uma probabilidade cerca de 18% menor de desenvolver demência posteriormente, enquanto consumidores de chá tiveram um risco 14% menor, afirmou o autor sênior do estudo, Dr. Daniel Wang, professor assistente do departamento de nutrição da Escola de Saúde Pública TH Chan da Universidade Harvard, em Boston.
Wang e sua equipe não observaram o mesmo benefício nas opções descafeinadas, considerando os dados de mais de 130.000 pessoas inscritas no Estudo de Saúde das Enfermeiras e no Estudo de Acompanhamento de Profissionais de Saúde.
Outras pesquisas corroboram a ideia de que o café com cafeína pode estar associado a um envelhecimento mais saudável e que o café e o chá com cafeína podem reduzir o risco de doenças como as cardíacas.
A conclusão mais importante é que as evidências não mostram que você precise eliminar seu café da manhã para se manter saudável, disse o Dr. David Kao, titular da Cátedra Jacqueline Marie Schauble Leaffer em Doenças Cardíacas Femininas e professor associado de medicina na Faculdade de Medicina Anschutz da Universidade do Colorado. Ele não participou do estudo mais recente.
Ainda não comece a adicionar mais
A pesquisa se baseia, em parte, no uso dos dados do Nurses’ Health Study e do Health Professionals Follow-up Study, dois conjuntos de dados de longo prazo que realizaram avaliações dietéticas repetidas vezes.
No entanto, trata-se de um estudo observacional, o que significa que os pesquisadores podem observar a associação, mas não podem afirmar com certeza que a ingestão de cafeína causou o envelhecimento mais saudável.
A ligação entre os dois pode ser causada por outros fatores, disseram especialistas. Por exemplo, pode haver algum outro elemento além da cafeína que seja saudável, mas descafeinar o café ou o chá também remove esse nutriente.
Ou os consumidores de café podem ter dietas melhores, um nível socioeconômico mais elevado ou hábitos saudáveis comuns, como fazer palavras cruzadas pela manhã enquanto tomam café, disse Kao.
Embora possa parecer intuitivo supor que seja uma boa ideia adicionar ou aumentar a ingestão de cafeína com base em estudos recentes como este, Kao afirmou que as evidências não são suficientemente robustas para sugerir que as pessoas precisem mudar seus hábitos.
“Mais nem sempre é melhor”, disse a Dra. Sara Mahdavi, professora adjunta do departamento de ciências nutricionais da Universidade de Toronto, em um e-mail. Ela não participou da pesquisa. “Ninguém deve começar a beber café apenas para proteger o cérebro.”
Pessoas com ansiedade, insônia, problemas de ritmo cardíaco ou que já tiveram reações adversas à cafeína devem ter cautela redobrada, acrescentou ela.
Por que café e chá?
A cafeína pode não ser o único benefício de beber café e chás. O café, por exemplo, “contém cafeína juntamente com centenas de compostos bioativos que influenciam a inflamação, o metabolismo da glicose, a função vascular e o estresse oxidativo”, disse Mahdavi.
O café pode reduzir a inflamação, a pressão arterial e o estresse oxidativo (este último pode levar a danos celulares e teciduais), impactando positivamente muitos dos sinais físicos do envelhecimento, disse Kao.
O estímulo que vem da sua xícara de café matinal também pode ajudar você a manter outros hábitos saudáveis, como ter uma boa alimentação ou praticar exercícios físicos, acrescentou ele. É importante não tomar o café ou o chá e parar por aí.
“Atividade física regular e frequente, boa higiene do sono, não fumar, controle da pressão arterial e do diabetes, manter-se socialmente ativo e manter uma dieta de qualidade geral, composta principalmente por alimentos integrais de origem vegetal… continuam sendo muito mais influentes do que qualquer bebida isolada”, disse Mahdavi por e-mail.
“O café não substitui hábitos saudáveis para o cérebro já bem estabelecidos”, acrescentou ela.
source
Fonte : CNN