wp-header-logo-2106.png

O Judiciário cearense converteu em preventivas as prisões em flagrante de 159 adultos detidos durante brigas entre torcedores do Ceará e do Fortaleza.

Os confrontos ocorreram no último domingo (8), horas antes do primeiro Clássico-Rei do Campeonato Cearense de 2026, em bairros de Fortaleza como Edson Queiroz, Bom Jardim, Vila Velha e Passaré.

Ao todo, mais de 350 pessoas, entre adultos e 113 adolescentes, foram detidas em operação integrada da PMCE (Polícia Militar do Ceará) e da PCCE (Polícia Civil do Estado do Ceará), com apoio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP).

Nesta terça-feira (10), o TJCE (Tribunal de Justiça do Ceará) segue com as audiências de custódia de 83 adultos restantes, encerrando a primeira etapa do procedimento.

Paralelamente, 113 adolescentes apreendidos durante os conflitos estão sendo apresentados às Varas da Infância e Juventude da Comarca de Fortaleza, em cumprimento à legislação específica.

Diante do volume elevado de detidos, o TJCE informou que designou, de forma excepcional, dez magistrados para reforçar os trabalhos. Salas e espaços físicos também foram adaptados para garantir o cumprimento das normas constitucionais e legais que regem as audiências de custódia.

Os confrontos envolveram brigas entre torcedores de ambos os clubes, além de desentendimentos internos dentro das próprias torcidas. Imagens registradas no momento mostram agressões físicas com socos, chutes e o uso de objetos como paus, pedras, rojões e artefatos explosivos artesanais.

Veja vídeos:


Em bairros como Edson Queiroz, equipes do CPRaio (Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas) conduziram 184 pessoas à Draco (Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas), sendo 103 adultos e 81 adolescentes.

No bairro Vila Velha, o Comando Tático Motorizado (Cotam) conduziu outras 165 pessoas à Draco, com três feridos socorridos pelas equipes de saúde. No Passaré, oito adultos foram levados ao 13º Distrito Policial, com apreensão de um artefato explosivo artesanal, uma ripa de madeira, entorpecentes, celulares e veículos.

Todos os suspeitos foram ouvidos pela PCCE e podem responder por crimes como associação criminosa, corrupção de menores, lesão corporal, desacato, desobediência, resistência e tumulto, conforme previsto na Lei Geral do Esporte.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu