wp-header-logo.png

Brasil e México lideram o ranking de países latino-americanos mais premiados nas principais cerimônias do cinema internacional, com oito vitórias cada. A Argentina aparece em terceiro lugar, com sete troféus.

Segundo o levantamento inédito feito pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, o Brasil acumula vitórias no Oscar, no Bafta, no Globo de Ouro, no Urso de Ouro e na Palma de Ouro.

Entre os destaques estão “Ainda Estou Aqui”, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025, e “O Agente Secreto”, que levou o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Não Inglesa em 2026.

“Central do Brasil” (1998), de Walter Salles, segue como o filme brasileiro mais premiado, com três troféus: Bafta, Globo de Ouro e Urso de Ouro.

Em número de indicações, o México lidera entre os países latinos, com 95 nomeações por 76 filmes. O Brasil aparece em segundo, com 90 indicações por 72 filmes. O país é o único da América Latina a ter disputado o Oscar de Melhor Filme — com “Ainda Estou Aqui” e “O Agente Secreto” —, e por dois anos consecutivos.

Os dois longas são também os filmes latino-americanos com mais indicações nas premiações analisadas, com cinco cada.

O filme latino-americano mais premiado é “Roma” (2018), do mexicano Alfonso Cuarón, com quatro troféus: Oscar, Globo de Ouro, Leão de Ouro e Bafta. Walter Salles é o cineasta latino com mais indicações: 16 nomeações por seis produções diferentes.

CNN Brasil fará cobertura especial do Oscar 2026

A CNN Brasil prepara uma cobertura especial do Oscar 2026. Além de matérias especiais no site, vamos realizar uma live das 19h às 1 da manhã com Elisa Veeck e Mari Palma na TV e no YouTube. Ao lado de artistas e influenciadores, vamos mostrar desde o tapete vermelho até a divulgação dos vencedores da 98ª edição do prêmio.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu