wp-header-logo-3246.png

A madrugada desta quinta-feira, 19, rendeu uma polêmica ortográfica envolvendo a participante Milena no Big Brother Brasil 26. Isso porque a sister não conseguiu concluir o desafio proposto para garantir sua entrada na Festa do Líder Jonas Sulzbach graças a um problema clássico da língua portuguesa: a crase.

A tarefa consistia em preencher um caderno de 50 páginas com a frase “Quero muito ir à Festa do Líder”, mas a participante acabou barrada na revisão final.

Ao conferir o material, um dummy apontou que Milena usou sistematicamente o acento agudo no lugar da crase, escrevendo “á” em vez de “à”.

De acordo com as regras da prova, a questão era fundamental e, assim, o erro ortográfico determinou a exclusão da competidora

De volta à casa, Milena desabafou com Samira, Babu Santana e Chaiany sobre sua dificuldade técnica.  Com o objetivo de minimizar a frustração da sister, o ator tentou simplificar a regra para a colega: “Para a esquerda é crase, para a direita é acento agudo”, explicou. No entanto, a sister admitiu o bloqueio com o tema, respondendo prontamente: “Eu não entendo isso”.

Erro recorrente na língua portuguesa

Apesar da eliminação da dinâmica, o deslize de Milena reflete uma dificuldade recorrente na língua portuguesa.

A confusão entre o acento grave (indicador de crase) e o acento agudo é comum até mesmo fora de situações de confinamento e estresse, sendo um dos erros mais frequentes em textos de redação, jornalísticos e até comunicações formais.

Afinal, quando usar a crase?

Você sabe quando deve usar a crase em uma redação? Para o professor de língua portuguesa e influenciador Noslen Borges, as pessoas nem sempre entendem o conceito da crase e, por isso, acabam criando confusões.

De acordo com a regra gramatical em curso, a crase é utilizada quando acontece a fusão do “a” preposição com o “a” artigo feminino.

Alguns exemplos:

  • “Assistimos à peça de teatro.”

Esta frase leva crase porque o verbo assistir no sentido de “ver” exige a preposição “a”, pois quem assiste, assiste a algo, e a palavra “peça” admite o artigo feminino “a” antes dela. Assim, fazemos a fusão dos dois “as” e temos a crase.

  • “Chegaremos às 15 horas.”

A frase leva crase porque é indicação de horas.

  • “Virei à esquerda na rua errada.”

A expressão “à esquerda” é uma locução adverbial feminina de lugar e leva crase obrigatoriamente porque o sentido da frase é de virar na direção esquerda.

A frase tem crase porque está subentendido que é “à moda de Camões”.

Truque da crase

“Sempre ensino que se o estudante conseguir trocar a palavra feminina por uma masculina equivalente e no masculino utilizar ‘ao’, significa que no feminino vai crase”, disse Noslen.

Vejo o exemplo abaixo:

“Tudo era relacionado ao colégio dos irmãos. Tudo era relacionado à escola dos irmãos.”

“No caso, usei ‘ao’ antes da palavra masculina ‘colégio’, e usaria ‘à’ para o feminino ‘escola’. Isso funciona em 90% dos casos”, completou o professor.

*Publicado por André Nicolau, da CNN Brasil

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu