wp-header-logo-2555.png

A audiência da Justiça italiana para deliberar sobre a extradição da ex-deputada Carla Zambelli foi encerrada nesta quarta-feira (11) após cerca de cinco horas de duração. A expectativa é que a sessão seja retomada nesta quinta-feira (12).

Condenada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em dois processos, a parlamentar está presa na Itália desde 29 de julho de 2025.

As audiências desta semana ocorrem após uma série de adiamentos e pedidos da defesa. A primeira sessão para analisar o caso foi marcada para 27 de novembro do ano passado e adiada duas vezes.

Em 18 de dezembro, os juízes se reuniram para deliberar sobre a questão, mas a defesa pediu mais tempo para análise das informações.

A sessão seguinte, marcada para 20 de dezembro, foi suspensa por outro pedido dos advogados de Zambelli. Eles queriam a mudança da Corte que analisa o processo, sob o argumento de que os juízes não são imparciais.

Essa solicitação foi negada em audiência na terça-feira (10).

Relembre o caso de Carla Zambelli

Carla Zambelli foi condenada duas vezes pelo STF. Na primeira, recebeu pena de dez anos de prisão pelos crimes de invasão de sistemas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e falsidade ideológica, em associação com o hacker Walter Delgatti Neto.

Depois dessa decisão, ela deixou o país e acabou sendo presa na Itália em julho, após cooperação entre as autoridades dos dois países.

Na segunda condenação, Zambelli foi sentenciada a 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal.

Além disso, deverá pagar multa equivalente a 400 salários-mínimos da época dos fatos, ocorridos em 2022, com correção monetária.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu