Breezy Johnson, campeã olímpica de downhill, passou por um momento inusitado após a conquista histórica na Olimpíada de Inverno de Milão-Cortina.
Em entrevista coletiva, a norte-americana mostrou que sua medalha de ouro apresentou defeitos no momento da comemoração, com o cordão de sustentação do item se rompendo.
“Eu estava pulando de tanta empolgação e o cordão quebrou. Tenho certeza de que alguém vai consertar. Não está muito quebrado, mas está um pouco danificado. Portanto, não pulem”, disse a atleta.
Problemas com as medalhas foram um dos temas dos primeiros dias de competição dos Jogos de Inverno.
A patinadora artística Alysa Liu publicou um vídeo nas redes sociais mostrando que sua medalha também havia se separado da fita.
Mais tarde, o biatleta alemão Justus Strelow teve o mesmo problema, com seu companheiro de equipe Philipp Nawrath revelando que a danificação da medalha aconteceu da mesma forma de Breezy Johnson, comemorando.
“Justus aproveitou imediatamente a festa para pular e dançar novamente. Infelizmente, a medalha quebrou naquele momento”, afirmou.
Organização se pronuncia
A organização de Milão-Cortina informou que encontrou uma solução para impedir que as medalhas da Olimpíada se desfaçam. Atletas poderão devolver unidades danificadas para reparo.
Os organizadores locais investigaram os incidentes com as medalhas em conjunto com a Casa da Moeda do Estado Italiano, responsável pela produção das medalhas.
“Uma solução foi identificada e uma intervenção direcionada foi implementada”, disse o diretor de Comunicação de Milão-Cortina 2026, Luca Casassa. Segundo ele, apenas um número limitado de medalhas apresentou defeitos.
Breezy Johnson, que expôs o problema em entrevista coletiva, afirmou ter recebido uma nova medalha.
Razão dos danos
Os organizadores não especificaram qual foi o problema técnico identificado.
Uma fonte próxima ao caso afirmou na segunda-feira (9) que a falha pode estar relacionada ao fecho e à fita da medalha, que possuem um mecanismo de liberação exigido por lei para evitar risco de estrangulamento ou outros ferimentos.
As medalhas de ouro pesam cerca de 500 gramas, o mesmo que as de prata, e contêm 6 gramas de ouro.
As medalhas de bronze são um pouco mais leves, com 420 gramas.
source
Fonte : CNN