A Rússia atacou a região de Kiev durante a noite, provocando um incêndio em um complexo de armazéns na cidade de Yahotyn, localizada a 100 km da capital, disseram os serviços de emergência ucranianos neste sábado (7).
Imagens dos bombeiros combatendo o incêndio foram divulgadas pelo Serviço Estatal de Emergências da Ucrânia na região de Kiev.
A Reuters conseguiu verificar a localização pelos edifícios, pela cabine de entrada, pelas prateleiras e pelos números das portas que correspondem às imagens de arquivo. A agência não conseguiu confirmar a data das filmagens.
O governador da região de Kiev, Mykola Kalashnyk, confirmou que houve danos a um centro de logística na região no sábado (7).
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou no aplicativo Telegram que o ataque noturno envolveu mais de 400 drones e cerca de 40 mísseis de diversos tipos, visando a rede elétrica, instalações de geração e subestações de distribuição. Ele acusou Moscou de optar por ataques contínuos em vez da diplomacia.
O ministro da Energia, Denys Shmyhal, afirmou que os ataques atingiram duas usinas termelétricas nas regiões ocidentais da Ucrânia e elementos essenciais do sistema de distribuição de eletricidade, incluindo subestações e linhas de transmissão cruciais.
As greves foram iniciadas quando as temperaturas começaram a cair, com previsões indicando mínimas de -14 graus Celsius nos próximos dias.
source
Fonte : CNN