Um ataque com drones russos durante a noite danificou instalações portuárias no rio Danúbio, na região de Odessa, no sul da Ucrânia, banhada pelo Mar Negro, disseram autoridades locais nesta quinta-feira (26).
A Rússia também atacou a cidade ucraniana de Dnipro com drones na manhã, ferindo cinco pessoas em uma área residencial.
O governador regional de Odessa Oleh Kiper afirmou, por meio do aplicativo de mensagens Telegram, que uma pessoa ficou ferida no ataque, que também danificou infraestrutura energética e industrial.
A Autoridade Portuária Marítima da Ucrânia informou que um dos portos no Danúbio foi atacado. Não divulgou o nome do porto, mas afirmou que armazéns, cais e prédios administrativos foram danificados. Também relatou danos nas instalações de outras operadoras portuárias.
O porto continua em operação, afirmou a empresa.
O prefeito da cidade de Izmail, o maior porto da Ucrânia no Danúbio, que fica do outro lado do rio em relação à Romênia, membro da OTAN, disse que a cidade sofreu outro ataque “massivo” de drones russos.
Autoridades locais do distrito de Izmail informaram que cerca de 17 mil consumidores ficaram sem energia elétrica em decorrência do ataque, que também interrompeu o abastecimento de água na cidade vizinha de Vylkove.
A Força Aérea da Ucrânia afirmou que a Rússia lançou 153 drones contra o país, dos quais 130 foram abatidos ou neutralizados.
Fragmentos de um drone repelido pelas defesas aéreas ucranianas caíram em território romeno , informou o Ministério da Defesa da Romênia.
Durante os quatro anos de guerra, a Rússia atacou repetidamente as rotas marítimas de exportação da Ucrânia, atingindo portos vitais para o comércio exterior e para a economia em tempos de guerra.
O ritmo dos ataques aumentou, com o Ministro das Relações Exteriores, Andrii Sybiha, afirmando na segunda-feira que a infraestrutura portuária de Odessa sofreu mais greves no último mês do que durante todo o ano anterior.
Ataque em Dnipro
A Rússia atacou a cidade ucraniana de Dnipro com drones na manhã de quinta-feira (26), ferindo cinco pessoas em uma área residencial, disse o governador local.
Um dos drones atingiu um prédio de quatro andares, causando um grande incêndio no primeiro e segundo andares.
Os moradores descreveram o choque que sentiram após o ataque.
Nos últimos dias, a Rússia intensificou os ataques com drones contra cidades ucranianas durante o dia. Moscou negou ter civis como alvo, mas afirmou que a infraestrutura civil da Ucrânia é um alvo legítimo, pois atacá-la pode reduzir a capacidade de Kiev de travar uma guerra.
source
Fonte : CNN