wp-header-logo-1148.png

Os Estados Unidos e o Irã concordaram em realizar novas discussões após a realização de conversas indiretas nesta sexta-feira (6) em Omã, um resultado visto com cautela como positivo por ambos os lados, de acordo com uma fonte familiarizada com o assunto.

A delegação dos EUA era diferente das rodadas anteriores de negociações entre os dois países, que ocorreram antes do ataque americano às instalações nucleares iranianas no ano passado.

Anteriormente, o enviado do presidente americano Donald Trump, Steve Witkoff, liderava a delegação americana, acompanhado por uma pequena equipe que se juntava a ele ao longo do tempo.

Desta vez, o genro de Trump, Jared Kushner, estava presente, e o comandante do Comando Central dos EUA, almirante Brad Cooper, também fazia parte da delegação.

Já se esperava que Kushner participasse das discussões, mas a inclusão de Cooper na delegação não era prevista com muita antecedência, disse a fonte.

Isso marca a primeira vez que um alto oficial militar dos EUA participa de negociações indiretas com o Irã durante o segundo mandato de Trump.

Os iranianos ficaram frustrados com Witkoff ao longo das discussões do ano passado, e algumas pessoas envolvidas acreditam que a participação de novas autoridades americanas poderia levar a discussões mais produtivas, disse a fonte. Ainda assim, o rumo das negociações ainda será definido, alertou a pessoa ouvida pela reportagem.

O local para a próxima rodada de negociações ainda não está definido, mas provavelmente será em Omã, afirmou a fonte.

Em termos de cronograma, isso também permanece incerto neste momento. Algumas pessoas envolvidas nas negociações acreditam que diminuir o ritmo poderia permitir que negociações mais robustas ocorressem.

A Casa Branca não respondeu ao pedido de comentário.

Após o término das negociações, em um sinal de que os EUA querem manter a pressão econômica, impuseram novas sanções ao petróleo iraniano e a 14 navios que o transportavam.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu