A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou duas resoluções que determinam o recolhimento de suplementos alimentares, energéticos e mix instantâneo de frutas.
A agência determinou o recolhimento imediato e a proibição da comercialização de produtos de 6 empresas.
Todos os suplementos alimentares, da empresa Organza Industria e Comércio LTDA-ME, devem ser recolhidos pela falta de comprovação no controle de qualidade. Além de os produtos serem fabricados com constituintes não autorizados.
A comercialização, distribuição, fabricação e divulgação dos produtos da Organza foram suspensos.
O suplemento alimentar em gotas Insufree da P2 Brasil LTDA foi apreendido e teve comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e consumo proibidos. O produto foi suspenso por ter sua origem desconhecida, e por ser promovido como se tivesse efeito terapêutico.
Da empresa Slok Indústria de Bebidas e Alimentos LTDA, o Brasitália – Energy Coffee, o Benedetto Blueberry Zero Açúcar- Energy Antioxidant e o Benedetto Blueberry- Energy Antioxidant eram fabricados e divulgados sem regularização.
Por isso, a agência determinou o recolhimento e proibição da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e consumo.
A empresa Gustavo Teodoro de Almeida Teixeira- Deluxe teve 8 produtos recolhidos e suspensos por também ter a origem desconhecida. A Anvisa recebeu relatos de efeitos adversos, como taquicardia e alta de ar. Além disso, os produtos eram ofertados como sendo “emagrecedores”, o que é proibido.
O suplemento Alimentar Glamorous Black Deluxe, Alimentar Glamorous Shape, Alimentar Glamorous Ozem, Alimentar Ozemzinho, Alimentar Firezinho, Alimentar Blackzinho, Alimentar Blackzinho e o Mini Shape foram recolhidos.
A Agência também recolheu 3 produtos da CyclesNutrition Desenvolvimento, Comércio e Distribuição de Suplementos Alimentares LTDA porque eram produzidos e comercializados com extratos vegetais sem avaliação prévia de segurança.
Os suplementos alimentares suspensos são: Recover Cycles Nutrition, Ritual Cycles Nutrition, Ritual Cycles Nutrition.
A empresa Mushin Serviços e Comércio no Geral LTDA teve produtos proibidos por conterem ingredientes não avaliados em relação à segurança do alimento. Na propaganda, foram identificadas promessas como “reduzir níveis de colesterol “ruins” e “controlar níveis de açúcar no sangue”.
Os produtos recolhidos foram Fantastic Oat – Frutas Vermelhas, Banana e Caramelo e Maçã e Canela.
A CNN Brasil tenta contato com as empresas, o espaço segue aberto.
*Sob supervisão de AR.
source
Fonte : CNN