wp-header-logo-855.png

O ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu nesta quinta-feira (5) os chamados “penduricalhos” do serviço público nos Três Poderes da República. A medida visa conter o pagamento de verbas indenizatórias que ultrapassam o teto constitucional.

Segundo análise de Matheus Teixeira, no CNN 360°, a decisão individual do ministro tem como objetivo forçar um debate sobre o assunto no STF. “Agora que está tomada a decisão, todos os ministros vão ser obrigados a opinar e vão ter que, caso sejam contra a decisão do ministro Flávio Dino, tentar desconstruir todos esses argumentos”, explicou Teixeira.

Na decisão, Dino fez duras críticas ao que chamou de “variedade e criatividade” na criação de benefícios que burlam o limite salarial estabelecido pela Constituição. O ministro destacou que, mesmo após a aprovação de uma emenda constitucional em 2024 que dificulta o pagamento dessas verbas extras, nada foi feito para conter a prática no período superior a um ano.

O “looping eterno” dos penduricalhos

Um dos trechos mais contundentes da decisão de Dino aponta para o que ele chamou de “looping eterno” na criação de benefícios. O ministro utilizou a metáfora da “grama do vizinho mais verde” para explicar como funciona a proliferação dessas verbas extras no serviço público brasileiro.

“Na Constituição, há isonomia entre o Ministério Público e o Judiciário. Juiz e promotor devem receber igual. E um juiz de um tribunal não pode receber mais que um juiz de outro tribunal”, explicou Teixeira ao detalhar o mecanismo criticado por Dino. Quando um tribunal cria uma gratificação, outros tribunais e órgãos apontam a isonomia constitucional para justificar a adoção de benefício semelhante, gerando uma corrida pela equiparação de vantagens.

O ministro ressaltou ainda que nem mesmo países mais ricos do planeta têm o pagamento de tantas verbas indenizatórias quanto o Brasil. A suspensão dos penduricalhos representa uma tentativa de enfrentar um tema que, segundo Teixeira, “o Supremo já tenta enfrentar, ensaia entrar nessa seara há muitos anos, mas nunca teve coragem suficiente”.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu