wp-header-logo-2593.png

As ações da Suzano dispararam mais de 10% nesta quarta-feira (11), após a maior produtora de celulose de eucalipto do mundo reportar na véspera resultado operacional medido pelo Ebitda ajustado de R$ 5,58 bilhões entre outubro e dezembro.

A companhia também afirmou que manterá neste ano volume de produção de celulose de mercado cerca de 3,5% menor do que a capacidade nominal anual e anunciou ainda um programa de recompra até 40 milhões de ações.

Executivos da Suzano realizaram teleconferência sobre o balanço nesta quarta-feira, com analistas do JPMorgan destacando que a principal mensagem foi de que a companhia está otimista no curto prazo com a perspectiva para a celulose em 2026.

“A administração destacou que o ano começou com forte demanda por papel na China, 27% superior na comparação anual, sem observar aumento de estoques na região”, relataram Rodolfo Angele e Tathiane Martins Candini, do banco norte-americano.

Ainda conforme o relatório dos analistas sobre a teleconferência, a Suzano conseguiu implementar integralmente seus reajustes de preços não apenas na China, mas também nos mercados ocidentais.

Em relação ao resultado do quarto trimestre, Angele e Candini apontaram fortes embarques de celulose e um fluxo de caixa livre sólido.

Por volta das 14h, os papéis da empresa registrava forte alta de 11,07%, a R$ 56,78, que se mantida até o fechamento será a maior alta desde o final de junho de 2024, quando disparou mais de 12% no dia 27 daquele mês.

O analista Ricardo Monegaglia, do Safra, também avaliou positivamente o balanço, destacando o Ebitda acima do esperado e, assim como os colegas do JPMorgan, o crescimento no segmento de papel e celulose e o forte fluxo de caixa.

“Nós esperamos resultados mais fortes no primeiro trimestre de 2026, impulsionados por preços mais elevados de celulose, maior Ebitda de papel e menores despesas com vendas, gerais e administrativas (SG&A)”, afirmou Monegaglia em relatório.

“Ainda assim, temos dúvidas quanto à tendência dos volumes de vendas após um quarto trimestre robusto, possivelmente refletindo destocagem, e também diante de um real mais forte trimestre contra trimestre até o momento neste ano.”

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu