wp-header-logo.png

A Rússia está em contato com os Estados Unidos para uma nova rodada de negociações para um acordo de paz na Ucrânia, assim que as condições permitirem, disse o Kremlin nesta quinta-feira (26).

“Continuamos abertos, estamos em contato com os americanos e contamos com a realização da próxima rodada de negociações assim que as circunstâncias permitirem”, afirmou o porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov.

Peskov rejeitou a tese de um artigo de opinião do New York Times que afirmava que a guerra com o Irã havia feito com que o presidente Vladimir Putin perdesse o interesse em negociar o fim do conflito na Ucrânia.

“Essa é uma invenção absolutamente falsa que não corresponde à realidade. Durante as rodadas de negociações trilaterais que ocorreram, algum progresso foi feito em direção a um acordo”, disse Peskov aos repórteres.

O porta-voz acrescentou que a Rússia não perdeu o interesse nas negociações de paz, mas acrescentou que questões – chave – incluindo a territorial – ainda precisam ser resolvidas.

O artigo de opinião do NYT, do jornalista russo Mikhail Zygar, afirmou que a economia da Rússia vinha apresentando sinais de fragilidade no início deste ano, o que levou Putin, naquele momento, a levar as negociações para um acordo com a Ucrânia mais a sério.

No entanto, Zygar afirmou que a guerra com o Irã reverteu essa dinâmica, impulsionando os preços do petróleo, aliviando a pressão econômica sobre Moscou e reduzindo o foco dos EUA na Ucrânia, enfraquecendo qualquer incentivo para o Kremlin buscar uma solução.

No início desta semana, o assessor do Kremlin, Yuri Ushakov, disse que os EUA informaram a Rússia sobre a última rodada de negociações de Washington com uma delegação ucraniana na Flórida, que ocorreu no último sábado.

As últimas negociações de paz trilaterais entre a Rússia, a Ucrânia e os EUA ocorreram no mês passado, antes de o governo Trump e Israel iniciarem os ataques aéreos contra o Irã em 28 de fevereiro.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu