wp-header-logo.png

O Conselho da NBA aprovou nesta quarta-feira (25) uma autorização para que haja um estudo que explore a possibilidade de incluir mais duas franquias na liga, que serão nas cidades de Las Vegas e Seattle.

Como parte do processo, a NBA contratou um banco de investimento como consultor estratégico para avaliar mercados potenciais, grupos proprietários, infraestrutura das arenas e as implicações econômicas mais amplas da expansão.

A expectativa é que haja ofertas entre 7 e 10 de bilhões de dólares (R$ 36 bilhões a R$ 52 bilhões) por cada nova franquia.

“A votação reflete o interesse do nosso Conselho em explorar uma possível expansão para Las Vegas e Seattle – dois mercados com uma longa história de apoio ao basquete da NBA”, disse o Comissário da NBA, Adam Silver.

Atualmente, a NBA possui 30 clubes. A expectativa é que as franquias de expansão iniciem na liga em 2028.

Por que Seattle e Las Vegas?

Seattle já teve uma franquia histórica, o Seattle SuperSonics, que foi realocada para Oklahoma (atual City Thunder) após a temporada 2007/08.

Ou seja, a importante cidade do oeste voltaria a ter uma franquia na NBA após exatos 20 anos, já que o novo clube estreará em 2028.

Já Las Vegas ganhou força nos últimos anos, recebendo a Summer League (pré-temporada) e a fase final da NBA Cup.

A cidade mais badalada dos EUA recebeu franquias dos principais esportes nos últimos anos: Raiders (NFL), Aces (WNBA), Golden Knights (NHL) e Athletics (MLB).

Seattle voltaria a ser SuperSonics?

Quando o SuperSonics saiu de Seattle e virou o Oklahoma City Thunder, a “nova franquia” manteve toda a história. No entanto, há um acordo para, com o Seattle SuperSonics voltando a existir, tudo que foi construído por eles, como o título da NBA em 1979, volta para o clube.

Nessa história, há uma diferença, no entanto. Enquanto a NBA atrela tudo construído em Seattle ao OKC, o Thunder não costuma considerar a história do SuperSonics.

Por exemplo, o Oklahoma não tem um banner em seu ginásio sobre o título do SuperSonics de 79. Para a franquia, o maior pontuador de sua história é Russell Westbrook, enquanto a liga entende que é Gary Payton, lenda que fez história em Seattle.

Mais mudanças na NBA

Uma mudança que será necessária na NBA com a entrada das franquias de Seattle e Las Vegas é a troca de conferência de um time que já está na liga para equilibrar 16 clubes no oeste e 16 no leste.

O Minnesota Timberwolves, o New Orleans Pelicans e o Memphis Grizzlies têm a possibilidade de deixar a conferência oeste e ir para a leste. Os Timberwolves são os que possuem mais chance.

Novos detalhes sobre as regras para as franquias de expansão ainda serão discutidas de acordo com o avanço da NBA.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu