A morte de Chico Anysio completa 14 anos nesta segunda-feira (23), e, de acordo com a viúva, Malga Di Paula, o humorista foi “morto” muito antes do tempo.
“Eles mataram o Chico 14 anos e anos. A Globo afastou o Chico duas vezes. Uma em vida e a outra na morte.” A declaração é de Malga Di Paula ao podcast “Jornada Infinita com Rodrigo Alvarez”, publicada em 18 de março.
Malga também afirmou que “alguns dos filhos do Chico foram para a porta do CTI com a polícia” no dia em que ela trocou de médico para o artista, e criticou a exclusão de sua história em um documentário recente lançafo pela Globoplay.
Malga Di Paula, sexta e última esposa de Chico Anysio, com quem esteve casada de 2001 até a morte do artista em 2012, não poupou críticas.
Ela relatou que Chico ficou “aos prantos” ao receber a notícia da suspensão da emissora no ano 2000, um afastamento que se estendeu por anos e o deixou sem a energia e a vontade de trabalhar que tinha antes. Malga questionou a decisão de tirar do ar a “Escolinha do Professor Raimundo”, que era um sucesso na época, e mencionou que Chico nunca soube o motivo oficial.
A viúva afirma que sua história com o artista foi excluída do documentário “Chico Anysio: Um Homem À Procura de Um Personagem”, lançado pela Globoplay no ano passado e dirigido por Bruno Mazzeo, um dos filhos do humorista.
Malga expressou decepção. “Nós ficamos juntos durante 14 anos. Uns três desses anos, nós dois passamos dentro de um hospital.”
Ela disse que o documentário, que dedicou um episódio às cinco mulheres de Chico, praticamente não a menciona, encerrando a narrativa da vida pessoal do humorista na ex-ministra Zélia Cardoso de Mello, que foi casada com o artista entre 1991 e 1998. “Parece que ele morreu ali”, lamentou, ressaltando que o período mais difícil da vida pessoal de Chico não foi contado, segundo ela.
Ao anunciar o documentário em seu site, a Globo classificou o artista dessa maneira: “Chico Anysio não foi apenas um dos maiores humoristas da televisão brasileira, criador de personagens inesquecíveis, mas também teve uma vida pessoal intensa e marcada por grandes amores.”
Conflitos familiares
A disputa pela herança de Chico Anysio tem sido um ponto de atrito familiar. Em 2023, Malga Di Paula disse em entrevista ao “Domingo Espetacular”, da Record, não ter sido “eficiente” como inventariante do patrimônio do humorista, mas negou as acusações dos filhos dele de que teria desviado bens.
Um dos momentos mais impactantes do depoimento de Malga foi quando ela afirmou que os filhos de Chico fizeram uma intervenção na sua saúde do artista. “Eu sempre fui a pessoa responsável pelo Chico. E no dia que eu troquei de médico, alguns dos filhos do Chico foram para a porta do CTI com a polícia.”
Ela também compartilhou que tanto ela quanto Chico Anysio lidavam com depressão, cuidando um do outro. “Eu e o Chico tínhamos depressão juntos. Nós cuidávamos um do outro. O Chico tinha muita depressão.”
Malga Di Paula ainda comentou sobre a relação de Chico com suas ex-mulheres, afirmando que ele sempre as tratou bem e que ela própria se dava bem com todas, exceto Nancy Van Der Ley, a quem não conheceu.
Ela revelou que Zélia Cardoso de Mello organizou a vida financeira do humorista, que era um “caos” antes dela. “A Zélia organizou a vida do Chico. O Chico sempre teve uma vida financeira… ele era um artista, ele não sabia lidar com dinheiro, a vida financeira do Chico era um caos e a Zélia organizou a vida dele.”
A viúva também detalhou a paixão de Chico por cavalos, que o levou a perder grande parte de sua fortuna no final da vida. Segundo Malga, Chico chegou a ter 200 cavalos em sua época com ela, uma “compulsão” que o fazia comprar toda a cria de haras.
source
Fonte : CNN