Levantamento AtlasIntel/Estadão mostra que 72,1% dos brasileiros aprovam a decisão do ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), de suspender os chamados “penduricalhos”, verbas indenizatórias que, na prática, permitem remunerações acima do teto constitucional do funcionalismo público.
Outros 15,7% desaprovam a medida, enquanto 12,2% dizem não saber.
Apesar do respaldo à decisão, a pesquisa indica deterioração na imagem do ministro. Segundo o levantamento, a avaliação negativa de Dino aumentou na série histórica. O magistrado foi de 50% em agosto de 2025, para 58% em março de 2026.
Outra decisão de Dino também assombra a magistratura: a que proíbe a aposentadoria compulsória como pena máxima a juízes que cometem crimes. A pena máxima deverá ser a perda do cargo.
Metodologia
Foram ouvidas 2.090 pessoas entre os dias 16 e 19 de março, por meio de recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Confira a íntegra da pesquisa
source
Fonte : CNN