wp-header-logo.png

O governo britânico deu autorização nesta sexta-feira (20) para os Estados Unidos usarem bases militares no Reino Unido para realizar ataques contra instalações de mísseis iranianos que estão atacando navios no Estreito de Ormuz.

Os ministros britânicos reuniram-se nesta sexta-feira (20) para discutir a guerra com o Irã e o bloqueio do Estreito de Ormuz por parte do Irã, de acordo com uma declaração da Downing Street.

“Eles confirmaram que o acordo para os EUA usarem bases do Reino Unido na autodefesa coletiva da região inclui operações defensivas dos EUA para degradar os locais de lançamento de mísseis e as capacidades usadas para atacar navios no Estreito de Ormuz”, disse o comunicado.

O primeiro-ministro Keir Starmer disse nesta semana que o Reino Unido não seria arrastado para uma guerra contra o Irã.

Inicialmente, ele rejeitou um pedido dos EUA para usar bases britânicas para os ataques ao Irã, dizendo que precisava ter certeza de que qualquer ação militar era legal.

Mas Starmer modificou sua posição depois que o Irã realizou ataques contra aliados britânicos em todo o Oriente Médio, dizendo que os Estados Unidos poderiam usar a RAF Fairford e Diego Garcia, uma base conjunta dos EUA e do Reino Unido no Oceano Índico.

O presidente Donald Trump tem repetidamente atacado Starmer desde que o conflito começou, reclamando que ele não estava fazendo o suficiente para ajudá-lo.

Na segunda-feira (16), Trump disse que havia “alguns países que me decepcionaram muito” antes de destacar o Reino Unido, que ele disse ter sido considerado “o Rolls-Royce dos aliados”.

A declaração de Downing Street nesta sexta-feira (20) apelou para “uma desescalada urgente e uma resolução rápida da guerra”.

As pesquisas de opinião no Reino Unido sugerem um ceticismo generalizado sobre a guerra, com 59% dos entrevistados pelo YouGov dizendo que se opunham aos ataques de Israel e dos Estados Unidos.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu